Descrição da Vaga
Informações do Emprego
- Identificação de Emprego: 31555
- Data de Publicação: 02/06/2026, 13:45
- Candidate-se antes: 19/02/2026, 06:59
- Cronograma de Trabalho: Tempo integral
- Local: Maputo, Moçambique
- Agência: PNUD
- Grau: NPSA-11
- Tipo de vaga: Acordo Nacional de Serviço de Pessoal
- Área de Atuação: Natureza, Clima e Energia
- Bureau: Bureau de Apoio a Políticas e Programas
- Duração do Contrato: 1 Ano com Possibilidade de Extensão
- Educação e Experiência Profissional: Mestrado – 7 anos de experiência OU Bacharelado – 9 anos de experiência
- Línguas Obrigatórias: Inglês e Português
- Cronograma de Vagas: 1 Semana
Descrição do cargo
Contexto
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a principal organização da ONU no avanço do desenvolvimento sustentável globalmente e em Moçambique. Como integrador-chave dentro do sistema da ONU, o PNUD desempenha um papel central em ajudar os países a alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O PNUD atua em níveis global, regional e nacional, combinando expertise internacional com conhecimento local para oferecer soluções práticas e defesa impactante.
Dentro do GPN, o Bureau for Policy and Programme Support (BPPS) é responsável por desenvolver todas as políticas e orientações relevantes para apoiar os resultados do Plano Estratégico do PNUD. A equipe da BPPS fornece aconselhamento técnico aos Escritórios dos Países, defende mensagens corporativas do PNUD, representa o PNUD em fóruns multispartitoriais, incluindo diálogos público-privados, diálogos entre governo e sociedade civil, e participa da coordenação interagências da ONU em áreas temáticas específicas. A BPPS trabalha em estreita colaboração com o Bureau de Crise (CB) do PNUD para apoiar a resposta a emergências e crises. O BPPS garante que questões de risco estejam totalmente integradas aos programas de desenvolvimento do PNUD. O BPPS auxilia o PNUD e parceiros a alcançar resultados de desenvolvimento de maior qualidade por meio de uma abordagem integrada que conecta a gestão baseada em resultados e o monitoramento de desempenho com formas mais eficazes e novas de trabalhar. A BPPS apoia o PNUD e parceiros a serem mais inovadores, orientados por conhecimento e dados, inclusive em seus esforços de apoio a programas.
De acordo com o novo Plano Estratégico 2026-2029 do PNUD, quatro objetivos estratégicos – prosperidade para todos, governança eficaz, resiliência em crises e planeta saudável – definem a direção estratégica da organização, impulsionada por três aceleradores: transformação digital e de inteligência artificial (IA); igualdade de gênero; e finanças sustentáveis.
O objetivo central do Centro de Roma é garantir a implementação eficaz e o desenvolvimento adicional da parceria estratégica entre o PNUD e o governo da Itália em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável e, ao fazer isso, avançar a parceria mais ampla entre o PNUD e os países do G7 e G20.
O Centro Roma foca nas áreas críticas de políticas como engajamento dos jovens na ação climática, energia para o desenvolvimento e financiamento climático.
No centro do trabalho do PNUD está a Rede Global de Políticas (GPN), que mobiliza expertise técnica de classe mundial para apoiar seis soluções emblemáticas: energia, combate à pobreza, governança democrática, resiliência, sustentabilidade ambiental e igualdade de gênero. Essas soluções estão alinhadas para promover a transformação estrutural, promover a inclusão e construir resiliência em Moçambique e além.
A energia é um facilitador fundamental da agenda de desenvolvimento da maioria dos países e uma das principais áreas de intervenção do PNUD. O trabalho energético do PNUD está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7), com foco em:
- Ampliação do acesso a serviços de energia acessíveis, confiáveis e modernos.
- Melhorando a eficiência energética em diversos setores.
- Aumentar a participação de energia renovável na matriz energética nacional.
Em Moçambique, o governo estabeleceu metas ousadas de acesso e transição à energia, inclusive por meio da Missão 300, que visa garantir 100% de acesso à eletricidade e 56% de acesso a cozinha limpa até 2030. Alcançar essas ambições exigirá investimentos substanciais e sustentados, planejamento robusto e colaboração público-privada fortalecida. O PNUD apoia esses esforços por meio de assistência técnica, aconselhamento político e mecanismos inovadores de financiamento.
Uma iniciativa fundamental que apoia essa agenda é a “Energia para o Crescimento na África”, que visa identificar e apoiar projetos de energia limpa em todo o continente que enfrentam dificuldades para acessar financiamento. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o G7 e baseada na Parceria de Energia Itália–PNUD, oferece assistência técnica, ferramentas de mitigação de riscos e acesso a financiamento concessional para melhorar a viabilidade dos projetos e atrair investimentos do setor privado. Operada por meio dos Escritórios Nacionais do PNUD, a iniciativa trabalha com governos para garantir o alinhamento com as prioridades nacionais de energia e ajudar a ampliar projetos prontos para investimentos.
Atualmente ativa em 10 países africanos, a iniciativa foca em mercados com acesso limitado a financiamento comercial, trabalhando em estreita coordenação com esforços multilaterais para otimizar o apoio e aprimorar a entrega de soluções energéticas sustentáveis.
Escopo de Trabalho
O Centro do PNUD de Roma para Ação Climática e Transição Energética está buscando um Especialista em Financiamento de Energia para apoiar a implementação do programa “Energia para o Crescimento na África” em Moçambique. O Especialista trabalhará em estreita coordenação com o Escritório Nacional do PNUD em Moçambique e sob a orientação técnica da Equipe de Energia para o Crescimento na África do Centro de Roma para acelerar investimentos em energia limpa alinhados às prioridades nacionais e à estratégia global de energia do PNUD.
O objetivo principal desse cargo é identificar, desenvolver e apoiar iniciativas energéticas que desbloqueiem financiamento e contribuam para uma transição energética justa, inclusiva e sustentável em Moçambique. O Especialista em Financiamento de Energia fornecerá insights estratégicos e expertise técnica para garantir que as intervenções respondam aos objetivos nacionais de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que avançam objetivos regionais e globais sob o ODS 7.
O Especialista em Financiamento de Energia será fundamental na integração de soluções de financiamento de energia à agenda mais ampla de desenvolvimento sustentável de Moçambique e desempenhará um papel fundamental na garantia do sucesso da iniciativa “Energia para o Crescimento na África” em nível nacional, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos com plataformas continentais e globais. Isso inclui identificar oportunidades para aproveitar mercados de carbono e instrumentos de financiamento climático para aumentar a viabilidade financeira de projetos de energia limpa e atrair investimentos privados. O Especialista em Financiamento de Energia servirá como ponto focal para a iniciativa “Energia para o Crescimento na África” do PNUD em Roma, em Moçambique. O Especialista fornecerá expertise técnica, aconselhamento estratégico e coordenação das partes interessadas para acelerar investimentos em energia limpa que contribuam para as metas sustentáveis de energia e clima de Moçambique, em alinhamento com a estratégia energética regional e global do PNUD.
Deveres e responsabilidades
1) Identificação e Originação de Projetos Principais
- Fornecer aconselhamento e coordenação para apoiar a implementação do marco de originação de projetos estabelecido centralmente pela iniciativa Energy for Growth in Africa;
- Garantir que a identificação de projetos esteja alinhada com as prioridades nacionais de energia de Moçambique, as metas do ODS 7 e os objetivos da iniciativa Energia para o Crescimento na África;
- Aconselhar e apoiar o governo de Moçambique na entrega dos objetivos do compacto M300 em relação à mobilização financeira para projetos de geração e acesso a energia e energia, participando da Unidade de Entrega e Monitoramento do Compacto (CDMU);
- Contribuir para os esforços gerais de mobilização de recursos do PNUD em Moçambique, incluindo a identificação e aproveitamento de sinergias e complementaridades entre a Iniciativa Energia para o Crescimento e o portfólio de energia do PNUD para Moçambique.
2) Liderar na construção de engajamento estratégico e coordenação de partes interessadas
- Engajar-se e coordenar com os principais atores do setor energético — entidades governamentais, investidores privados, instituições de desenvolvimento (incluindo parceiros do G7) e atores financeiros — para facilitar parcerias e oportunidades de coinvestimento;
- Organizar e contribuir para reuniões técnicas, mesas-redondas com partes interessadas e eventos de extensão para promover Energia para o Crescimento na África e programas relacionados ao acesso e transição energética;
- Orientar e apoiar o engajamento do PNUD Moçambique em reuniões de coordenação de parceiros de desenvolvimento e workshops técnicos, incluindo o Grupo de Trabalho do Setor de Energia (ESWG). Participe ativamente de discussões para identificar oportunidades estratégicas, acompanhar o progresso do setor e compartilhar atualizações sobre o portfólio de energia e projetos de gasodutos. Fornecer briefings regulares ao Gestor de Portfólio e à gestão do CO sobre desenvolvimentos-chave, parcerias emergentes e áreas potenciais de colaboração;
- Mapear os atores relevantes no cenário energético de Moçambique e manter comunicação ativa para garantir um engajamento inclusivo e coordenado;
- Estabelecer e coordenar um comitê consultivo de investidores composto por representantes de DFIs, MDBs, investidores de impacto e gestores de fundos para fornecer orientação estratégica sobre critérios de triagem de projetos, fortalecer o alinhamento com as expectativas dos investidores e apoiar toda a jornada de investimento — desde a origem e due diligence do projeto até a estruturação e o fechamento do negócio;
- Guiar e apoiar o estabelecimento e a coordenação para mobilizar subsídios e financiamento concessional de parceiros de desenvolvimento, fundos climáticos e fontes filantrópicas para apoiar a preparação de projetos e atividades de redução de riscos, com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira de longo prazo da oferta energética do PNUD Moçambique para o programa Energia para o Crescimento na África em Moçambique.
3) Relatórios, Monitoramento e Avaliação de Impacto
- Preparar relatórios trimestrais de progresso detalhando a identificação de projetos, desenvolvimento de oleodutos, esforços de mitigação de riscos e resultados do engajamento das partes interessadas;
- Fornecer atualizações regulares sobre cooperação com parceiros de desenvolvimento, especialmente entidades do G7, incluindo desafios, oportunidades e recomendações estratégicas;
- Desenvolver e aplicar ferramentas de monitoramento para acompanhar resultados de projetos relacionados ao acesso à energia, mobilização de investimentos e impacto no desenvolvimento sustentável;
- Capturar e compartilhar insights para melhorar o design do programa, a execução e a contribuição geral para a transição energética de Moçambique;
- Fornecer atualizações regulares à alta administração do CO e ao ponto focal da CO Energy, garantindo consistência com os portfólios mais amplos do PNUD em Moçambique.
4) Garantir a Mitigação de Riscos do Projeto e a Facilitação de Investimentos
- Fornecer análise técnica dos riscos do projeto, incluindo riscos financeiros, regulatórios e operacionais que afetam a bancabilidade do projeto e a prontidão para investimentos;
- Recomendar e apoiar a implementação de mecanismos de redução de risco, como assistência técnica, finanças mistas e soluções de seguro (por exemplo, risco político, risco de off-taker);
- Fazer a ligação com instituições financeiras, investidores e parceiros multilaterais para garantir que ferramentas adequadas de mitigação de riscos sejam aplicadas e que barreiras de investimento sejam reduzidas;
- Identificar oportunidades para projetos de energia limpa gerarem créditos de carbono em mercados voluntários ou de conformidade (por exemplo, Artigo 6 do Acordo de Paris) e apoiar a integração de fontes de receita de carbono nas estruturas de financiamento de projetos.
5) Fornecer assistência técnica, desenvolvimento de capacidades e compartilhamento de conhecimento
- Oferecer contribuições técnicas a desenvolvedores de projetos de energia limpa sobre estudos de viabilidade, modelos de negócios, contratos de compra de energia e conformidade com salvaguardas ambientais e sociais;
- Apoiar o Escritório Nacional do PNUD no fortalecimento da capacidade nacional e institucional para preparação de projetos, financiamento e planejamento energético de longo prazo, incluindo vínculos com NDCs e estratégias nacionais de desenvolvimento;
- Facilitar a troca de lições aprendidas e melhores práticas com outros países participantes sob a iniciativa Energia para o Crescimento na África;
- Fornecer orientação e capacitação aos atores nacionais sobre acesso ao mercado de carbono, metodologias (por exemplo, Gold Standard, Verra) e processos de certificação para permitir que projetos elegíveis de energia limpa se beneficiem do financiamento de carbono;
- Identifique, avalie e colabore com intermediários de investimento adequados — gestores de fundos, consultores de transações e empresas de estruturação financeira — que possuam amplo conhecimento sobre o cenário energético da Tanzânia e as expectativas dos investidores internacionais, e, quando apropriado, apoiar sua aquisição e engajamento para aumentar a prontidão de investimento do pipeline nacional de projetos de energia limpa.
O titular desempenha outras funções dentro de seu perfil funcional, conforme considerado necessário para o funcionamento eficiente do Escritório e da Organização.
Arranjo Institucional
O Especialista em Financiamento de Energia estará baseado no PNUD CO Maputo, Moçambique, trabalhando em estreita colaboração com o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e outras instituições relevantes no setor energético moçambicano. Esse arranjo facilitará a colaboração direta com os governos, garantirá um alinhamento mais forte com as prioridades nacionais de transição energética e permitirá a coordenação diária do programa Energia para o Crescimento na África com o Ministério.
O Especialista trabalhará sob supervisão direta do Líder da Equipe “Energia para o Crescimento na África” no Centro do PNUD em Roma, com uma linha secundária de reporte ao Representante Residente Adjunto – Programa (DRR-P) no Escritório Nacional do PNUD em Moçambique. Espera-se que o atual funcione em coordenação com o Chefe da Unidade de Meio Ambiente e o ponto focal de CO Energy.
Competências
Competências Essenciais
- Alcance Resultados: NÍVEL 3: Definir e alinhar objetivos desafiadores e alcançáveis para múltiplos projetos, que tenham impacto duradouro;
- Pense de forma Inovadora: NÍVEL 3: Mitigar proativamente riscos potenciais, desenvolver novas ideias para resolver problemas complexos;
- Aprenda Continuamente: NÍVEL 3: Criar e agir sobre oportunidades para expandir horizontes, diversificar experiências;
- Adapte-se com Agilidade: NÍVEL 3: Iniciar e defender proativamente mudanças, gerenciar múltiplas demandas concorrentes;
- Aja com Determinação: NÍVEL 3: Pensar além das tarefas/barreiras imediatas e agir para alcançar melhores resultados;
- Engaje e Faça Parceria: NÍVEL 3: Conhecimento político, navegar por cenários complexos, defender a colaboração entre agências;
- Possibilite Diversidade e Inclusão: NÍVEL 3: Valorize os benefícios da diversidade da força de trabalho e defenda a inclusão.
Functional/Technical competencies
Business Management
- Partnerships Management: Build and maintain partnerships with wide networks of stakeholders, Governments, civil society and private sector partners, experts and others in line with UNDP strategy and policies.
2030 Agenda: Partnerships
- Sustainable Energy Hub: Energy access.
Business Management: Operations Management
- Ability to effectively plan, organize, and oversee the Organization’s business processes in order to convert its assets into the best results in the most efficient manner.
- Knowledge of relevant concepts and mechanisms.
Business Direction and Strategy
- Systems Thinking: Ability to use objective problem analysis and judgement to understand how interrelated elements coexist within an overall process or system, and to consider how altering one element can impact other parts of the system.
2030 Agenda: Partnerships
- Sustainable Energy Hub: Energy: Energy Efficiency.
Partnership management
- Resource mobilization: Ability to identify funding sources, match funding needs (programmes/projects/initiatives) with funding opportunities, and establish a plan to meet funding requirements.
Communications
- Advocacy strategy and implementation: Ability to create and implement advocacy strategies which lead to impactful change.
Required Skills and Experience
Education:
- Advanced university degree (master’s degree or equivalent) in Renewable Energy, Climate Change, International Development, Finance, Energy Policy, Engineering, or other related fields is required.
- A first-level university degree (bachelor’s degree) in the areas stated above, in combination with an additional two years of qualifying experience will be given due consideration in lieu of the advanced university degree.
Experience:
- Minimum of 7 years (with master’s degree) or 9 years (with bachelor’s degree) of professional work experience;
- (a) in developing investment opportunities and projects in the field of energy in a developing country context;
- (b) in the field of Banking, economics, development finance, investment management with a specific focus on the energy sector.
Required skills:
- Demonstrated experience in development finance or energy sector finance in:
- Analysis of energy projects, focus on renewable, energy efficiency, distributed generation, productive use, clean cooking (this will depend on what the CO thinks we need to be doing);
- Energy market, pricing mechanisms, regulatory frameworks for the energy sector.
- Energy finance structures.
Desired additional skills:
- Experience in a technical advisory role with National Governments in the finance or energy sector;
- Experience in active engagement with multiple public and private stakeholders in Africa in the energy sector and with the work of multilateral, bilateral and civil society development partners including donors, foundations, international organization and international financial institutions;
- Demonstrated ability to develop knowledge products and outreach material related to energy technology, energy policy and project implementation;
- Proven track record of substantive understanding of energy policies, regulations, and incentives at local and national levels, notably in Africa;
- Experience in actively engaging with various public and private stakeholders in Mozambique’s energy sector through projects and programs;
- Experience at a professional level in an international or governmental organization;
- Demonstrated ability to negotiate terms and conditions of financing agreements, contracts, and partnerships with stakeholders;
- Experience in fostering partnerships between public and private entities to leverage resources and finance energy projects.
Language Requirements:
- Fluency in English and Portuguese is required.
Equal opportunity
As an equal opportunity employer, UNDP values diversity as an expression of the multiplicity of nations and cultures where we operate and, as such, we encourage qualified applicants from all backgrounds to apply for roles in the organization. Our employment decisions are based on merit and suitability for the role, without discrimination.
UNDP is also committed to creating an inclusive workplace where all personnel are empowered to contribute to our mission, are valued, can thrive, and benefit from career opportunities that are open to all.
Sexual harassment, exploitation, and abuse of authority
UNDP does not tolerate harassment, sexual harassment, exploitation, discrimination and abuse of authority. All selected candidates, therefore, undergo relevant checks and are expected to adhere to the respective standards and principles.
Right to select multiple candidates
O PNUD reserva-se o direito de selecionar um ou mais candidatos a partir deste anúncio de vaga. Também podemos reter candidaturas e considerar candidatos que se candidatam a este cargo para outras vagas semelhantes com o PNUD no mesmo nível de série, com descrição de cargo, experiência e requisitos educacionais semelhantes.
Alerta de golpe
O PNUD não cobra taxa em nenhuma etapa do processo de recrutamento. Para mais informações, consulte www.undp.org/scam-alert.
Habilidades Necessárias
- Financiamento ao Desenvolvimento ou Financiamento do Setor de Energia
- Políticas, Regulamentos e Incentivos Energéticos em Níveis Local e Nacional
- Tecnologia Energética, Política Energética e Implementação de Projetos
Candidate-se aqui:
https://shorturl.at/LMdy9