Vaga – Técnico de Saúde e Segurança no Trabalho

Vagas Disponíveis: 1

Nome do Projecto: Acesso Sustentável de Energia em Zonas Rurais (ProEnergia+)

Financiamento: Banco Mundial

Local de Trabalho Maputo – Moçambique

Posição

O Técnico de Saúde e Segurança no Trabalho será responsável por:

  • Desenvolver, implementar e monitorizar a política de Saúde e Segurança no Trabalho (SST);
  • Realizar auditorias, acompanhamentos e avaliações na área;
  • Identificar variáveis de controlo de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • Desenvolver ações educativas em SST;
  • Participar de perícias e fiscalizações;
  • Integrar processos de negociação;
  • Investigar e analisar acidentes, recomendando medidas preventivas e corretivas;
  • Gerir documentação de SST;
  • Assessorar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Duração do Contrato

O contrato terá duração de 3 anos a partir da data de assinatura.

Horário de Trabalho

  • Carga horária semanal: 40 horas, distribuídas em 5 dias;
  • Horário: 07h30 – 15h30;
  • Poderá haver necessidade de horas extras conforme a demanda do trabalho.

Tarefas e Responsabilidades

As principais responsabilidades incluem, mas não se limitam a:

Procedimentos e Normas

  • Desenvolver procedimentos seguros para transporte e manuseio de materiais;
  • Criar normas para trabalhos em altura e transporte de pessoal;
  • Implementar sistemas de gestão de SST.

Monitorização e Investigação

  • Responder a incidentes de SST, assegurando atendimento médico adequado;
  • Investigar acidentes e desenvolver planos de prevenção;
  • Preparar relatórios de monitorização mensal de SST.

Gestão de Riscos e Treinamento

  • Identificar e atenuar riscos físicos, químicos, biológicos e ergonómicos;
  • Desenvolver e ministrar formações sobre SST para equipas do projeto;
  • Realizar inspeções e auditorias regulares.

Coordenação e Conformidade

  • Trabalhar em estreita colaboração com outras equipas do projeto;
  • Conceber e gerir programas de SST alinhados com regulamentos nacionais e padrões do Banco Mundial;
  • Apoiar a Unidade de Implementação do Projeto na documentação e avaliação de segurança.

Auditorias e Avaliações

  • Preparar checklists de auditoria e acompanhar a implementação de ações corretivas;
  • Analisar causas profundas de incidentes e sugerir medidas corretivas.

Perfil do Candidato

Qualificação Académica

  • Licenciatura em Saúde e Segurança Ocupacional, Engenharia Ambiental, Química Ambiental, Ciências Ambientais ou áreas afins;
  • Certificações relevantes, como NEBOSH (vantagem).

Experiência

  • Mínimo de 3 anos de experiência em SST em projetos de obras civis e/ou elétricas;
  • Conhecimento profundo dos regulamentos de SST em Moçambique;
  • Experiência em auditorias, inspeções e investigações de acidentes;
  • Capacidade comprovada para conduzir treinamentos em SST.

Submissão de Candidatura

Os interessados devem enviar candidatura para procurement.proenergia@edm.co.mz, acompanhada do CV em Português e Inglês.

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Publicado por
Noé Armando
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