Recrutamento de um Consultor de Pesquisa Qualitativa em Moçambique (Cidade e Província de Maputo)
1. Contexto
O programa READY+ (Adolescentes e Jovens Resilientes e Empoderados) visa melhorar os resultados em saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SDSR) e os serviços de prevenção, tratamento e cuidados do HIV para adolescentes e jovens (10–24 anos) vivendo com ou afetados pelo HIV em Moçambique.
Para fornecer informações detalhadas sobre a eficácia do programa READY+, dados qualitativos de alta qualidade devem ser coletados nas províncias de Luanda e Benguela para informar a adaptação e a implementação do modelo READY+ em Moçambique no estudo de linha final.
2. Organização Contratante
A Research for Training in Health and Development (RTHD), sediada na África do Sul, será a entidade contratante e responsável pelo apoio na execução de todas as atividades listadas abaixo. (ver www.rthd.co.za).
3. Objetivo da Atribuição
Conduzir a coleta de dados qualitativos (Discussões em Grupos Focais e Entrevistas em Profundidade) com adolescentes, jovens, provedores de saúde e gestores de unidades de saúde na Cidade e Província de Maputo, garantindo padrões éticos, qualidade dos dados, segurança e entrega oportuna de materiais transcritos limpos e (onde necessário) traduzidos.
4. Âmbito de Trabalho e Entregáveis
O pesquisador qualitativo será responsável pelo seguinte:
- Em colaboração com o Investigador Principal (IP), parceiros implementadores, pares conselheiros/CATS, conduzir Discussões em Grupos Focais (FGDs) nos grupos etários e sexuais especificados.
- Obter consentimento informado por escrito (ou consentimento parental e assentimento dos participantes quando os participantes tiverem menos de 18 anos) utilizando os formulários de consentimento aprovados.
- Facilitar Discussões em Grupos Focais utilizando o guia semiestruturado aprovado (mínimo de 8–10 participantes por grupo; segregados por idade e sexo conforme especificado no protocolo).
- Recrutar e obter consentimento informado para Entrevistas em Profundidade (IDIs).
- Conduzir IDIs com gestores de unidades de saúde.
- Gravar em áudio todas as FGDs e IDIs com a permissão dos participantes.
- Transcrever e, quando necessário, traduzir para inglês todas as FGDs e IDIs em formato Word.
- Armazenar todos os ficheiros de áudio apenas em dispositivos protegidos por senha/criptografados.
- Armazenar com segurança todos os formulários de consentimento informado e assentimento assinados.
- No final da coleta de dados, entregar ao Investigador Principal:
- Todas as gravações de áudio originais (pendrive segura ou link criptografado na nuvem).
5. Requisitos do Candidato
- Mínimo de licenciatura/bacharelato em Saúde Pública, Ciências Sociais, Antropologia, Estudos de Desenvolvimento, Monitoria e Avaliação ou área afim.
- Pelo menos três (3) anos de experiência progressiva na condução de pesquisa qualitativa (especialmente coleta e processamento de dados qualitativos), com foco em saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SDSR) de adolescentes e jovens e/ou programação de HIV na África Subsaariana.
- Histórico comprovado de realização de pesquisas sensíveis com adolescentes vulneráveis (10–19 anos), incluindo pessoas vivendo com HIV, jovens fora da escola e populações-chave.
- Formação prévia em ética em pesquisa e proteção de populações vulneráveis.
- Excelente domínio de português escrito e falado (nativo ou fluência completa).
- Proficiência profissional em inglês (leitura, escrita e nível de redação de relatórios) – isto será considerado uma forte vantagem.
- Fortes habilidades de liderança de equipe, resolução de problemas e sensibilidade cultural; experiência anterior na supervisão de equipes de campo em Moçambique é uma vantagem.
- Províncias: Cidade e Província de Maputo.
- Período estimado de trabalho de campo: Fevereiro a Março de 2026 (datas exatas a serem acordadas).
6. Linhas de Reporte
O pesquisador qualitativo reportará diretamente ao Investigador Principal do READY+ (ou ao Coordenador de Pesquisa designado).
7. Aplicação
Os candidatos interessados devem enviar:
- Carta de motivação.
- CV com referências.
- Certificados relevantes.
8. Prazo de Submissão e Contacto
Prazo final para submissão: 15 de Janeiro de 2026.
Enviar para: Sra. Faranah Dildar-Mia
Email: faranah@rthd.org











