Vaga: Oficial de Monitoria e Avaliação

A Associação Internacional de Voluntários Leigos está um Oficial de Monitoria e Avaliação, para Meconta e Nacala, em Moçambique.

Funções
  • Suportar o coordenador do projecto na elaboração do Plano de Monitoria do projecto
  • Gerir e ser responsável pela recolha periódica e sistematização dos dados relacionados com as actividades do projecto, em colaboração com o pessoal dos parceiros e com o Coordenador do projecto, para monitorar o estágio de avançamento do projecto
  • Preparar em colaboração com os Parceiros do Projecto e o Coordenador do Projecto, os TdR para a linha de base a ser implementada no início do projecto nas comunidades alvo do projecto e visada a completar o quadro de indicadores do marco lógico do projecto e para a linha de base a ser implementada no final do projecto
  • Com base no relatório do Consultor IT, este deriva os indicadores para a definição do software de monitorização e coopera com o perito em TI para a sua implementação, contribuindo para a identificação dos indicadores mais adequados e para a criação de um sistema adaptado ao contexto e de fácil leitura/compilação
  • Elaborar, em colaboração com os oficiais de campo, o pessoal técnico dos parceiros e o coordenador do projecto, logo no início do contrato as ferramentas para a recolha de dados (fichas de monitoria e as outras ferramentas aplicáveis, tais como: lista de presença, guia de entrega, questionários, etc…) para cada uma das actividade a serem implementadas ao longo da primeira anuidade. A mesma tarefa deverá ser executada no início de cada anuidade com referência às atividades a serem implementadas no mesmo período
  • Receber todos os dados e documentos relacionados com as actividades do projecto, processa-os e partilha-os com os outros parceiros e o escritório da LVIA na Itália
  • Responsável por obter informações, ser actualizado e discutir com o coordenador do projecto sobre o trabalho das equipas do projecto e verifica constantemente o progresso das actividades em relação aos objectivos do projecto, resultados esperados e indicadores de enquadramento lógico
  • Assistir o coordenador de projecto na preparação e realização das avaliações internas e/ou ext
  • Contribuir à análise dos resultados, à identificação de lições aprendidas, boas práticas, criticidades e áreas de melhoramento, numa óptica de aprendizagem contínua da organização
  • Colaborar na identificação de mecanismos de accountability para com os beneficiários e as comunidades (reclamações, assinalações, sistemas de feedback, etc…)
  • Responsável pelo acompanhamento e avaliação do projecto, ou seja, verifica a boa condução das actividades, ao longo de toda a duração da iniciativa
  • Realizar várias missões nas áreas do projecto, a fim de verificar o correcto progresso das actividades, relações com parceiros, homólogos locais, comunidades beneficiárias; se possível, participa durante as missões, na distribuição de material/formação no local/sensibilização
  • Responsável pela entrega do relatório mensal das suas atividades ao coordenador do projecto e outros relatórios, se solicitados
Requisitos
  • Qualificações: Licenciatura universitária em Direitos Humanos, Ciência Política, Economia, ou afins
  • Experiência anterior: Pelo menos 5 anos de experiência na gestão de projectos de cooperação financiados pela AICS e/ou UE, dos quais pelo menos 2 anos na actividade específica de M&V, de preferência nas áreas de intervenção do projecto
  • Conhecimento: Excelentes competências em análise de processos, recolha/processamento de dados, gestão de projectos, mediação entre diferentes parceiros e doadores. Domínio das ferramentas informáticas (pacote de escritório, Internet, correio electrónico, etc.)
  • Experiência na preparação e edição de relatórios narrativos e financeiros. Excelente conhecimento das ferramentas de monitorização e avaliação de projectos, em particular, é desejável o domíno da plataforma KOBO. Boa capacidade de transmitir conhecimentos técnicos numa ótica de formação dos operadores de campo baseados em Nacala
  • Língua: Excelente conhecimento da língua portuguesa. Conhecimentos da língua makua, inglês e italiano constituem título preferencial
  • Habilidades:
  • Competências de gestão e coordenação
  • Competências de gestão e administrativas/processuais
  • Boa capacidade de mediação
  • Excelentes capacidades de relacionamento interpessoal e em rede
  • Propensão para trabalhar em equipa
  • Requisitos preferidos:
  • Conhecimento profundo de Moçambique e da área do projecto
  • Conhecimento da língua Makua
  • Estudos teóricos sobre cooperação e/ou nos campos de interesse do projecto, especialmente no sector de M&A (mestrados, cursos de especialização, etc.)
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • LVIA assegura a paridade de tratamento entre os/as candidatos/as, serão contatadas apenas pessoas com CV, experiência e competências adequadas à posição

Os candidatos interessados devem submeter as candidaturas através do seguinte link: Clique aqui!

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Publicado por
Noé Armando
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