Vaga: Gestor de Programa – Tripla Resiliência – Gabinete de Programas – Moçambique

Maputo

  •  ID: 20121526

  •  Tempo integral/regular

Sobre o IFDC 

O IFDC é uma organização internacional pública ativa em 27 países da África, Ásia e América. O IFDC aborda de forma única as questões globais de segurança alimentar e pobreza, preenchendo a lacuna entre pesquisa e impacto, combinando inovações baseadas na ciência, desenvolvimento holístico de sistemas de mercado, um ambiente político propício e parcerias estratégicas para ajudar agricultores e países a identificar e dimensionar soluções agrícolas sustentáveis, incluindo maior eficiência no uso de nutrientes. Essas abordagens são necessárias para aumentar a saúde do solo e a produtividade das culturas, reduzindo o impacto ambiental do uso de fertilizantes. O IFDC traduz a pesquisa em ação usando soluções locais, ambientalmente corretas e orientadas para o impacto. Com nossos parceiros, buscamos fechar a lacuna de rendimento, erradicar a fome global, proteger os solos dos quais nossas vidas dependem e gerar resiliência econômica para as famílias agrícolas e os países em que vivem. 

Responsabilidades  

Liderança 

  • Fornecer a visão geral e a liderança na Implementação do Programa de Tripla Resiliência de forma holística integrada aos três objetivos estratégicos (SO), a saber, SO1: Resiliência Social; SO2: Resiliência Ambiental e SO3: Resiliência Econômicade Pequenos Agricultores no Corredor de Beria;.
  • Estabelecer e manter boas relações de trabalho com a Embaixada da Suécia (EoS) em Moçambique, representada pelo Oficial de Programa da Embaixada, e fornecer actualizações regulares sobre o progresso do projecto.

Gerenciamento programático geral (incluindo Administração e Finanças) 

  • Liderar reuniões regulares de gestão do programa e coordenar as actividades dos parceiros de execução do projecto;.
  • Preparar planos de trabalho e relatórios anuais para o Programa de Tripla Resiliência de acordo com os prazos estipulados no contrato entre o IFDC e o doador, garantindo o cumprimento dos protocolos estabelecidos e das melhores práticas;.
  • Desenvolver relatórios narrativos e financeiros de progresso para o doador de acordo com os prazos estipulados no contrato entre o IFDC e o doador; 
  • Gerenciar e supervisionaros planos de trabalho e orçamentos anuais da organização implementadora do programa AKSM; NPA, LFF e ICEI, lideram e coordenam visitas de monitoramento de campo conforme necessário;.
  • Garantir que os serviços prestados aos pequenos agricultores integrem suas prioridades e condições socioeconômicas e resultem em resultados de qualidade; 
  • Manter o relacionamento diário com os parceiros de implementação e as partes interessadas do programa no que se refere às atividades do programa; 
  • Garantiros resultados do programa e apresentar relatórios de progresso combinados da Resiliência Tripla (incluindo contribuições dos parceiros de implementação, AKSM, NPA, ICEI e LFF) ao doador; 
  • Gerenciar o programa de comunicação e relatórios de resultados para o doador e as partes interessadas (com o apoio das comunicações e do oficial do MELS); 
  • Garantir a qualidade e o bom funcionamento dos acordos com parceiros; 
  • Fornecer liderança técnica, supervisão e coordenação para os componentes técnicos do programa;.
  • Fatores contextuais e riscos que afetariam a implementação. Envolver-se com a gestão e liderança do IFDC em medidas corretivas e abordagens adaptativas por meio da tomada de decisões de gerenciamento em coordenação com o DPM e parceiros de implementação;.
  • R eview desempenho dos parceiros de implementação, relatórios financeiros (juntamente com o programa NFO) e valor estratégico relacionado às lógicas de intervenção da Triple Resilience, resultados e estrutura de resultados do programa; realizar visitas de parceiros e de campo;
  • Aprofundar o envolvimento do setor privado e os vínculos do programa em apoio aos resultados da programação e ao investimento alavancado nos setores de insumos e produtos.  

Comunicações e divulgação 

  • Supervisionar a implementação da estratégia de Comunicação do programa;.
  • Trabalhar com a equipe de comunicação para apoiar o desenvolvimento da comunicação externa doprograma;.
  • Manter interacções activas com o Governo de Moçambique, Governos Locais Provinciais e Distritais em relação às actividades do programa;.
  • Desenvolver relatórios anuais de progresso para o Ministério de Assuntos Estrangeiros e organizações parceiras, conforme necessário;.
  • Realizar outras atividades atribuídas pelo Diretor, Scaling Soil Health Department ou their designee. 

 Requisitos 

  • Pelo menos 7 anos de experiência liderando com sucesso a gestão de componentes de programas internacionais de desenvolvimento agrícola rural complexos e baseados em resultados, com forte foco em segurança alimentar e igualdade de gênero; 
  • Experiência comprovada (>5 anos) na prestação de Assistência Técnica a governos, parceiros de desenvolvimento e setor privado em Agricultura Inteligente para o Clima, incluindo a concepção e implementação de programas orientados para o mercado com princípios de gestão adaptativos; 
  • Capacidade demonstrada de organizar a defesa e fortalecer a capacidade das associações do setor privado de defender um ambiente regulatório mais favorável;.
  • Mestrado em agricultura ou agronegócio ou áreas afins necessárias;.
  • Capacidade demonstrada nos conceitos, princípios, métodos e técnicas das atividades de desenvolvimento do setor agrícola, incluindo treinamento, capacitação, serviços de extensão de desenvolvimento do agronegócio e as atividades técnicas mencionadas acima;  
  • Habilidades demonstradas em colaboração efetiva com governos anfitriões, instituições regionais, doadores e programas de parceiros de desenvolvimento, organizações locais, empresas privadas e outros parceiros;.
  • Capacidade de gerenciar e desenvolver com sucesso a equipe, conforme demonstrado pela experiência anterior;.
  • Capacidade de gerenciar parceiros, subcontratos e programas de concessão de subsídios com todos os requisitos de relatórios necessários; 
  • Capacidade de executar funções de controle interno para gerenciar as operações do dia-a-dia do programa; 
  • Capacidade de se comunicar efetivamente por escrito e oralmente em ambientes de pequeno e grande público;.
  • É necessária fluência em inglês e português escrito e falado ; 
  • Capacidade de deslocação nas áreas-alvo do programa (Províncias de Sofala e Manica);.

Relatórios e Relações de Trabalho 

O Gerente de Programa se reporta ao Diretor do Departamento de Saúde do Solo de Scaling. O indivíduo trabalhará em estreita colaboração com colegas do programa, outros funcionários do IFDC e colegas de outros membros do consórcio do projeto.

Localização 

Este é um recrutamento nacional com um posto de trabalho baseado em um dos escritórios do IFDC no Corredor da Beira, Moçambique.

Benefícios 

Os benefícios do IFDC incluem licença anual e doença, cobertura de seguro de saúde e vida em grupo, 13º salário, previdência social e contribuição previdenciária em conformidade com as leis locais e benefícios de fim de contrato. 

Salary Clause 

The salary grade for this position is BG 10. 

The determination of new employee salaries considers numerous factors. These include the salary range linked to the assigned job grade, the candidate’s qualifications in relation to the job’s responsibilities and prerequisites, internal fairness, the competitive state of the job market, as well as potential organizational and budgetary considerations. 

Diversity Clause 

O IFDC está comprometido em promover uma cultura de diversidade, equidade e inclusão. Acreditamos no valor de reunir pessoas com uma ampla gama de origens, experiências e perspectivas. Todas as decisões de emprego no IFDC são tomadas com base na capacidade, desempenho e necessidades organizacionais, em alinhamento com nossos valores de justiça, respeito e oportunidade para todos. 

Sobre Triple Program/Project

O Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC) em parceria com o Istituto Cooperazione Economica Internazionale (ICEI), Norwegian People’s Aid (NPA), Associação Kwaedza Simukai Manica (AKSM), Levas Flor Foundation (LFF), União Provincial dos Camponeses de Manica (UCAMA) e União Provincial de Camponeses (UPC), está implementando um Programa de Resiliência Tripla que é financiado pela Embaixada da Suécia para o período de fevereiro de 2023 a dezembro de 2027. O objetivo geral do programa é alcançar a integração social, meios de subsistência sustentáveis e resilientes e melhorar a gestão dos recursos naturais para as comunidades em todo o Corredor da Beira, garantindo a plena participação econômica e social de DDs, deslocados internos, jovens e mulheres, reduzindo a vulnerabilidade e o risco de conflitos futuros. Juntamente com os parceiros de implementação, o IFDC facilita a ampla disponibilidade e adoção em nível doméstico e individual de atividades ambientalmente sustentáveis e resilientes ao clima na fazenda, fora da fazenda e não agrícolas que geram renda para aumentar a segurança alimentar, nutrição, bem como a capacidade de mitigar e/ou se adaptar contra choques climáticos e desastres. 

O programa espera melhorar os meios de subsistência e a segurança alimentar no Corredor da Beira (Manica e Sofala), através de métodos e práticas que desenvolvam a capacidade e liderança das pessoas sistemicamente excluídas e que protejam o ambiente, levando a uma maior resiliência e estabilidade para cerca de 60.000 pessoas, com potencial para escalar para 100.000 a 150.000 indivíduos, alavancando parcerias com o setor privado âncora. 

Candidata-se: Clique aqui!

Compartilhar:FacebookX
Participe da discussão