Descrição do Cargo
Gerir e fazer a supervisão eficaz de todos os aspectos operacionais, de risco e Governança na prossecução dos objetivos de negócio para o segmento Comercial e de Pequenas e Médias Empresas. Desenvolver de maneira eficaz as atividades alinhadas e integradas com vista à implementação do plano estratégico do departamento.
- Assegurar a governança em termos de requisitos legislativos e de auditoria através da aplicação de princípios de governança – desenvolver, monitorar, manter e garantir a conformidade dentro do negócio.
- Apoiar a definição e atualização de políticas e metodologias de gestão de risco aplicáveis às operações comerciais.
- Manter atualizadas as políticas, procedimentos e processos relativos às Operações do segmento Comercial.
- identificar, reportar e mitigar riscos operacionais ao nível de produtos, processo e/ou canais dentro da unidade de negócio – Comercial.
- Garantir que o modelo operacional está orientado para a excelência no serviço, eficiência de custos e mitigação de falhas
- Impulsionar a eficiência operacional, fornecer experiências de cliente de qualidade superior e melhorar continuamente os processos e procedimentos operacionais.
- Gerir contratos de serviço (SLA) para o negócio, em linha com os objetivos empresariais.
- Melhorar a tomada de decisões de negócio através da disponibilização de informações (business intelligence) precisas e fiáveis, bem como da análise de tendências e dados.
- Planejar e executar campanhas dentro dos prazos estipulados.
- Manter a responsabilidade operacional por toda a execução de serviços e transações do Departamento.
- Participe e colabore com as equipes de TI, Operações, Risco, Compliance, Auditoria, Regulador e outras para melhor eficiência operacional.
- Estabelecer, alinhar e gerenciar metas e objetivos orçamentais, garantindo o controle eficaz de custos em diversas áreas funcionais do departamento e do banco.
- Desenvolver uma cultura de serviço que promova relações gratificantes, propondo inovações e capacitação aos outros de modo a prestar um serviço excepcional ao cliente.
- Permitir a prestação de serviços da Unidade de Negócio através da implementação de sistemas, processos e métricas para medir os níveis de serviço e satisfação,
- Traduzir estratégias em objetivos acionáveis e executar projetos/iniciativas relevantes alinhadas com os objetivos estratégicos, com medidas de desempenho específicas e sistemas de controle para monitorar o progresso.
- Facilitar a resolução dos Resultados Regulamentares, de Supervisão e Aduitoria.
- Preparar e apresentar relatórios de gestão de redução de aspectos críticos e tendências Operacionais de vários produtos, serviços, plataformas de modo a prevenir e mitigar riscos operacionais.
- Ponto focal do Departamento Comercial em matéria de Risco, Compliance, Auditorias, Operações.
Garantir o funcionamento pleno do departamento, providenciando equipamentos e outros recursos de forma eficiente e eficaz.
Experiência e Qualificação Exigida
- Licenciatura ou Mestrado em Gestão Bancária, Auditoria, Finanças ou áreas afins;
- Experiência mínima de 3 anos em gestão de Operações, Risco, Compliance ou controle interno na área do banco.
- Fluência em Inglês e Português.
Competências
- Elevado sentido de organização, planejamento e atenção ao detalhe;
- Capacidade comprovada de liderança, gestão de equipes e influência positiva;
- Domínio de normas regulatórias locais (Banco de Moçambique) e boas práticas internacionais de GRC;
- Facilidade de comunicação, espírito crítico e compromisso com resultados sustentáveis.
Link de Candidatura: Clique aqui
Observe que as inscrições não serão aceitas nas datas abaixo e posteriores. Envie as inscrições antes da data de encerramento indicada abaixo.
Expira: 27/06/25