Descrição
O nosso cliente é uma prestigiada empresa que actua no sector de energia.
FUNÇÃO
- Será responsável por servir como principal ponto de contacto para OSC (organizações da sociedade civil), ONG e grupos de defesa da comunidade em Maputo;
- promover um diálogo aberto e respeitoso entre o projeto e as partes interessadas externas, incluindo, mas não limitado a, vozes críticas;
- envolver-se ativamente com organizações tanto de apoio como críticas para abordar as preocupações relacionadas com os impactos ambientais e sociais;
- alargar o alcance das partes interessadas para além das ONG focadas na advocacia, incluindo organizações orientadas para o desenvolvimento, associações comunitárias e intervenientes do sector privado cujas perspectivas e expectativas são essenciais para uma estratégia de envolvimento equilibrada e inclusiva;
- por executar estas tarefas de forma eficaz, o(a) gestor basear-se-á nos resultados do mapeamento das ONG, bem como na estratégia e no plano de ação de envolvimento, para estruturar o contacto, priorizar e adaptar o tipo de envolvimento ao perfil dos interlocutores e garantir uma abordagem coerente e inclusiva;
- monitorizar o discurso público e as publicações (por exemplo, relatórios de ONG nacionais e/ou internacionais) para identificar problemas ou controvérsias emergentes;
- trabalhar em estreita colaboração com a liderança do projeto (líder social, diretor de ambiente e social) para avaliar os riscos associados às preocupações da sociedade civil e propor estratégias de mitigação;
- abordar as perceções de falta de transparência ou preocupações em relação ao desempenho ambiental e social;
- desenvolver em conjunto estratégias de comunicação para responder às principais preocupações das partes interessadas, garantindo precisão, transparência e sensibilidade;
- organizar sessões de partilha de informação, consultas públicas e mecanismos de feedback para criar processos de tomada de decisão mais inclusivos;
- atuar como defensor interno das questões das partes interessadas, ajudando a garantir que as suas preocupações são consideradas no planeamento e nas decisões de implementação do projeto;
- coordenar proactivamente com a equipa de comunicação do projeto – liderada pelo parceiro do setor público – para garantir mensagens consistentes que reflitam a estratégia de envolvimento das partes interessadas e ajudem a evitar desalinhamentos ou riscos para a reputação;
- estabelecer um mecanismo de relatório de rotina com a equipa de comunicação para partilhar atualizações, feedback e opiniões públicas recolhidas através do envolvimento das partes interessadas;
- colaborar com a equipa de comunicação para monitorizar a cobertura mediática e o discurso público, com foco nas narrativas ambientais e sociais em torno do projeto;
- atuar como revisor(a) principal de todas as comunicações externas relacionadas com aspetos ambientais e sociais, garantindo o alinhamento com os objetivos do projeto e a estratégia de engagement das partes interessadas;
- garantir respostas atempadas a quaisquer informações incorretas ou controvérsias emergentes sobre questões ambientais e sociais;
- desenvolver em conjunto materiais de advocacia ambiental e social (por exemplo, comunicados de imprensa, notas informativas e conteúdos para as redes sociais) para garantir que as mensagens estão alinhadas com as estratégias de envolvimento das ONG/OSC;
- atuar como consultor(a) da equipa de comunicação durante desafios de reputação ou controvérsias socioambientais, fornecendo insights do engajamento da sociedade civil para fundamentar estratégias de comunicação de crise;
- alinhar as atividades do projeto com as melhores práticas sociais e ambientais internacionais, incluindo os padrões de desempenho da IFC, as salvaguardas do Banco Mundial e os requisitos aplicáveis localmente;
- garantir que todo o envolvimento relacionado com o projeto respeita os direitos humanos, os direitos à terra, o bem-estar da comunidade e a sustentabilidade ambiental;
- formar as equipas internas no envolvimento eficaz com a sociedade civil, abordando questões sensíveis e construindo confiança mútua com as partes interessadas externas;
- facilitar processos de mediação e diálogo para resolver queixas de forma transparente e respeitosa.
Requisitos
- Mestrado ou doutoramento em Desenvolvimento Social (incluindo direitos humanos, género e/ou envolvimento das partes interessadas) ou área afim;
- Mínimo de 10 anos de experiência a trabalhar com agências de desenvolvimento, sector privado e/ou projectos de desenvolvimento nas áreas dos direitos humanos, gênero e envolvimento das OSC (organização de sociedade civil);
- Conhecimento e experiência dos potenciais impactos nos direitos humanos, ambiente e sociedade associados ao desenvolvimento de projetos, incluindo EIA/S, normas internacionais de ambiente e sociedade e boas práticas;
- Compreensão aprofundada das partes interessadas, instituições e desafios de desenvolvimento local em Moçambique, especificamente no que diz respeito aos direitos humanos, gênero e organizações da sociedade civil;
- Fluência em inglês e português (oral e escrita);
- Excelente capacidade de escrita;
- Forte capacidade de planeamento e gestão;
- Capacidade de trabalhar de forma independente como parte de uma equipa multidisciplinar;
- Capacidade de promover a sensibilização, a compreensão e a integração internas de questões transversais, incluindo os direitos humanos e o gênero;
- Boas capacidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Disponibilidade para um Contrato a Prazo Certo com duração de 6 (seis) meses;
- Disponibilidade para viajar para províncias segundo as necessidades do projecto;
- Residência no local da vaga, será uma vantagem.
Oferecemos
A possibilidade de trabalhar numa Empresa que oferece condições salariais compatíveis com o grau de experiência e nível de responsabilidade da função, bem como, oportunidades de desenvolvimento pessoal.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 16 de Novembro de 2025.
Candidata-se: Gestor De Direitos Humanos, Gênero E Relações Com Osc (m/f) – 1 Vaga – CONTACT – Criamos Ligações









