Vaga – Gestor/a de Projectos especialista em Género

Termos de Referência

Gestor/a de Projectos especialista em Género –  Maputo

Designação do Posto: Gestor/a de Projectos especialista em Género.

Local de Trabalho: Baseado na Cidade de Maputo e com eventuais deslocações a outras províncias, em caso de necessidade.

Relações hierárquicas: Responde perante o Responsável Técnico de Projectos da medicusmundi em Maputo.

Tipo de contrato: Contrato de trabalho por tempo indeterminado, a tempo completo (40 horas semanais).

PRINCIPAL OBJECTIVO DO POSTO:

O/A Gestor/a de Projectos especialista em Género será responsável de apoiar a nível técnico a planificação, a implementação e a justificação técnica das actividades em Maputo, com especial ênfase na área de género.

PRINCIPAIS FUNÇÕES:

A) GESTÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DOS PROJECTOS

As tarefas do/a Gestor/a de Projectos especialista em Género incluem, mas não estão limitadas a:

  • Garantir a planificação e implementação das actividades dos projectos, incluindo a monitorização da implementação dos planos de trabalho dos mesmos.
  • Liderar a implementação dos projectos, garantindo que os objectivos, resultados e marcos dos projectos estabelecidos sejam alcançados atempadamente e dentro do orçamento;
  • Fornecer orientação técnica, estratégica e entrega oportuna dos resultados dos projectos, incluindo os relatórios.
  • Assumir a gestão financeira de ambos os projectos, em termos de planificação, implementação e/ou acompanhamento e justificação.
  • Supervisionar a gestão orçamental dos projectos, assegurando ao mesmo tempo a conformidade com a normativa da MM e dos financiadores.
  • Servir como principal ponto de contacto técnico com os parceiros, especialmente na área de Género – contrapartes (sociedade civil e entidades governamentais). 2
  • Participar activamente no recrutamento, treinamento e acompanhamento do pessoal dos projectos.
  • Garantir à colaboração e comunicação eficazes entre os parceiros dos projectos de Género (estatais e não estatais).
  • Identificar oportunamente, problemas e riscos relacionados à implementação dos projectos de Género e sugerir ajustes apropriados aos mesmos.
  • Representar os projectos em Moçambique e fora do país sempre que for necessário (em reuniões, fóruns, etc.).
  • Participar activamente das actividades da Rede Aliança para a Saúde.

B) FUNÇÕES COMUNS

  • Participar em reuniões e espaços de coordenação com a equipa da medicusmundi para monitoria e avaliação das estratégias desenvolvidas, debate e tomada de decisões sobre as linhas de trabalho.
  • Apoiar na elaboração das planificações e relatórios técnicos (internos, financiadores e autoridades locais), sob orientação e liderança da Directora de País / Representante da medicusmundi em Moçambique e/ou do Responsável Técnico de Projectos da medicusmundi em Maputo.
  •  Apoiar a implementação das actividades da Aliança para a Saúde;
  • Informar e acordar com a Directora de País / Representante e a Administradora Nacional, os períodos de férias, mudança de horários de trabalho ou qualquer assunto relacionado com o desenvolvimento do trabalho.
  • Garantir que a sua actuação tenha sempre em conta as directrizes gerais da medicusmundi e dos seus financiadores.
  • Disponibilizar informação constante e actualizada à Directora de País / Representante da

medicusmundi em Moçambique.

C) IDENTIFICAÇÃO E FORMULAÇÃO DE NOVOS PROJECTOS

  • Propor a identificação de novos projectos ou programas, especialmente na área de Género em conformidade com as linhas de trabalho da medicusmundi em Moçambique.
  • Colaborar na identificação de novos projectos que estejam na linha de trabalho da medicusmundi, providenciando os dados técnicos específicos e em geral da sua área que apoiem a realização da formulação.

D) DIFUSÃO – COMUNICAÇÃO

  • Ser activo/a na estratégia de divulgação da intervenção da medicusmundi em plataformas, redes e meios sociais (Twitter, Facebook, blogs…) colaborando com o Responsável Técnico de Projectos da medicusmundi em Maputo fundamentalmente, e a Directora de País / Representante e/ou os departamentos de comunicação ou de projectos da Sede.
  • Elaborar artigos e notícias relativas as actividades sob a sua gestão.3

REQUISITOS EXIGIDOS:

A) Perfil académico e profissional

  • Licenciatura.
  • Especialização ou Estudos de Pós-Graduação nas áreas de Saúde Pública, Inclusão, Direitos Humanos, Género, Violência Baseada no Género (VBG), Violências Machistas, Feminismo(s), Direitos das Mulheres, Empoderamento e Engajamento das Mulheres, Igualdade e/ou Equidade de Género, Género e Desenvolvimento, Sociologia, ou áreas afins.
  • Mínimo de 3 anos de experiência em projectos de Saúde, Inclusão, Género e/ou Direitos Humanos.
  • Experiência e conhecimentos específicos sobre Violência Baseada no Género (VbG).
  • Conhecimento das políticas públicas nacionais e internacionais sobre Género.
  • Conhecimentos específicos sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência constitui uma vantagem.
  •  Conhecimentos específicos em matéria de Direitos Humanos constitui uma vantagem.
  • Experiência de trabalho na coordenação de actividades com as autoridades municipais, distritais e/ou provinciais de saúde, género e outros sectores constitui uma vantagem.
  • Experiência e conhecimentos específicos em matéria de metodologia de investigação em ciências sociais constitui uma vantagem.
  • Experiência e conhecimentos específicos em matéria de produção e tratamento de conteúdos de comunicação constitui uma vantagem.
  • Conhecimentos da metodologia de ciclo de projecto e quadro-lógico constitui uma vantagem.
  • Domínio da Língua Portuguesa.
  • Domínio de Inglês e/ou Espanhol constitui uma vantagem.
  • Boas habilidades de redacção de relatórios de trabalho.
  • Disponibilidade para viajar a nivel nacional e internacional.
  • Bons conhecimentos do MS Office na óptica do utilizador (Word, Excel, PowerPoint e Outlook).
  • Boas habilidades para a comunicação oral e escrita.

B) COMPETÊNCIAS

  • Visão Estratégica e Operacional.
  • Liderança e empatia.
  • Sentido de eficiência e eficácia.
  • Capacidade de decisão, diálogo e trabalho em equipa.
  • Orientação à qualidade e resultados.
  • Flexibilidade e capacidade de adaptação.
  • Capacidade de gestão de stress e trabalho sob pressão.
  •  Compromisso e identificação com os princípios e valores da medicusmundi.

C) REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO Remuneração de acordo com a categoria de GESTOR/A DE PROJECTOS ESPECIALISTA  EM GÉNERO. Portanto, a pessoa contratada terá direito às seguintes condições:

  • Um salário bruto de 1.669,36 € (categoria salarial de “Gestor/a de Projectos especialista em Género”), pago em meticais ao tipo de câmbio do dia de pagamento.
  • Seguro de saúde apenas para o trabalhador.
  • Seguro de acidentes de trabalho.
  • Pagamento do 13º mês.
  • Crédito de telefone/celular de acordo com a tabela da organização.
  • Férias disciplinares.
  • Horário laboral do escritório em vigor.

INFORMAÇÃO ADICIONAL:

  • O contrato é a tempo indeterminado, com data de início prevista a 1 de Maio de 2025.
  • Será aplicado um período de prova com duração de 3 meses, de 1 de Maio de 2025 a 31 de Julho de 2025.

FORMAS DE SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS:

As candidaturas (carta de motivação, CV em língua portuguesa, constando no mínimo 3 referências de postos anteriores), com o assunto Gestor/a de Projectos especialista em  Génerodevem ser remetidas até ao dia 17/04/2025 às 23:59, através dos seguintes endereços electrónicos:

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Publicado por
Noé Armando
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