Vaga – Facilitador de Formação de Equipas

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA SERVIÇOS DE FACILITAÇÃO DE TEAM BUILDING PARA A CHILDFUND

ESCRITÓRIO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE

INTRODUÇÃO

A ChildFund Moçambique é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove sociedades em que indivíduos e instituições participam na melhoria, proteção e promoção dos direitos das crianças. A ChildFund trabalha em Moçambique desde 2005 e tem sua sede em Maputo, na Rua Padre João Nogueira nº 75 R/C, Bairro Coop. A ChildFund atua por meio de organizações parceiras, governos, empresas e indivíduos para ajudar a criar um ambiente seguro onde as crianças possam prosperar. Atualmente, a ChildFund tem presença programática na Cidade de Maputo, na Província de Inhambane e está iniciando sua intervenção na Província de Nampula, nos Distritos de Ribáuè e Monapo.

Contexto:

A ChildFund Moçambique está passando por algumas mudanças organizacionais que resultaram nos seguintes aspectos:

  • Colaboração entre funções cruzadas
  • Necessidade de fortalecer o trabalho em equipe e promover o espírito de equipe
  • Melhorar o engajamento dos funcionários e a voz dos colaboradores
  • Feedback e construção de confiança

Para abordar essas questões, a equipe de Gestão priorizou um evento de team building de um dia e meio que proporcionará uma plataforma para que os funcionários compreendam melhor o ambiente de trabalho em mudança, seus desafios e como lidar com eles.

PROPÓSITO E ESCOPO

O objetivo geral desta atribuição é projetar e facilitar um exercício de team building que reunirá 18 funcionários da ChildFund para que se conheçam melhor, se envolvam mais próximos uns dos outros e construam rapport e confiança em equipe. Espera-se que o evento de team building utilize a abordagem de diversão e jogos para que os funcionários reflitam sobre seu comprometimento, bem-estar e desempenho no local de trabalho. As atividades divertidas devem incluir jogos desafiadores, quizzes e outras atividades engajadoras que fortaleçam o espírito de equipe, a confiança e a colaboração entre os membros da equipe. A atribuição também inclui facilitar processos que melhorem ou aprimorem a comunicação entre os funcionários, a resolução de conflitos, o moral da equipe e a adaptação a mudanças organizacionais.

ATIVIDADES/ENTREGÁVEIS

a) Trabalhar em conjunto com a Gestão da ChildFund para desenvolver um programa de team building de um dia e meio para os funcionários.
b) Projetar, preparar e facilitar atividades produtivas e divertidas que promovam o espírito de equipe e incentivem a compreensão do papel das equipes no ambiente de trabalho.
c) Realizar palestras motivacionais e facilitar discussões abertas que desenvolvam as habilidades de comunicação interpessoal dos funcionários (comunicação interna, comunicação externa e confidencialidade).
d) Aprimorar as habilidades dos funcionários sobre como lidar com situações difíceis, trabalho em equipe e construção de confiança.
e) Facilitar sessões de melhoria do moral dos funcionários, visando melhorar o desempenho e o bem-estar.
f) Preparar e enviar um relatório de team building com atividades/recomendações de acompanhamento.

DURAÇÃO E GESTÃO

A atribuição terá duração de um dia e meio, agendada para os dias 10 e 11 de abril de 2025. O facilitador de team building identificado trabalhará em estreita colaboração e sob a supervisão do Especialista em Recursos Humanos durante todo o período da atribuição.

QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIA

  • O consultor principal deve ter um diploma avançado, preferencialmente em Psicologia Organizacional/Desenvolvimento Organizacional/Gestão de Recursos Humanos.
  • Experiência comprovada em gestão de mudanças organizacionais, desenvolvimento organizacional e team building.
  • Deve possuir experiência prática e habilidades em ministrar palestras motivacionais e projetar atividades muito engajadoras e divertidas.
  • Conhecimento demonstrado e habilidades avançadas, com pelo menos 4 anos de experiência anterior na preparação de Team Building para organizações de médio e grande porte.
  • Excelentes habilidades de facilitação e comunicação em inglês e português (oral e escrito).
  • Excelentes habilidades de relatório e análise necessárias para capturar as revisões e sugestões que surgirão das sessões interativas durante o exercício.
  • Natureza flexível e capacidade de se adaptar a mudanças de direção/pensamento que possam ocorrer durante o Retiro.
  • Excelentes habilidades interpessoais.

ORÇAMENTO

O custo total estimado para esta atribuição deve cobrir honorários profissionais, aluguel de equipamentos, compra de materiais e quaisquer outros custos relacionados à atribuição.

Como se candidatar:

Consultores interessados devem enviar o seguinte:

  1. Proposta Técnica: descrevendo a compreensão da atribuição, metodologia e plano de trabalho detalhado, lista de trabalhos anteriores relevantes e referências para os mesmos, e CVs destacando detalhes de experiência do Líder da Equipe e principais membros da equipe. Se for uma organização, também deve incluir o perfil da organização.
  2. Proposta Financeira: Esta deve ser separada da proposta técnica. Deve detalhar os custos para a realização da atribuição – honorários dos consultores e outros custos relacionados.
  3. Amostras de Trabalhos Anteriores: Compartilhe pelo menos duas cópias de trabalhos anteriores.

As propostas devem ser enviadas para nmkunda@childfund.org / mmagaia@childfund.org até o dia 2 de abril de 2025.

Saiba mais: Clique aqui

Compartilhar:FacebookX
Publicado por
Noé Armando
Participe da discussão