Contratacao de consultor – acesso ao financiamento
Project Background
Um consórcio formado pela TechnoServe, Resilience BV, Agência de Desenvolvimento Econômico da Província de Manica (ADEM) e Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (ZVDA) firmou uma parceria para implementar o investimento de 30 milhões de euros realizado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos (EKN) no Corredor da Beira. Os parceiros do consórcio estão colaborando para fortalecer os sistemas alimentares e a segurança alimentar e nutricional. Mangwana, que significa “amanhã” nas línguas locais faladas no Corredor da Beira, é um programa de quatro anos que transformará o setor agrícola nas duas províncias do Corredor da Beira. O programa visa um futuro melhor, aprimorando os sistemas agrícolas locais que produzem alimentos nutritivos para a população do Corredor da Beira, especialmente mulheres e crianças. Estamos investindo no futuro, apoiando os agricultores na adoção de melhores práticas que melhorarão sua segurança alimentar, sua renda e o meio ambiente (solo, água e clima). Mangwana beneficiará mais de 227.000 pessoas e contribuirá para as metas da política de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do Reino dos Países Baixos e para nossas próprias metas de transformação dos sistemas alimentares locais.
Scope of Work
Objetivos da Tarefa
Buscamos um Consultor de Acesso a Financiamento, com atuação em curto prazo, para apoiar nossa equipe na identificação e no desenvolvimento de estratégias para aumentar o acesso a financiamento comercial para MPMEs agrícolas apoiadas por nosso programa. O consultor analisará criticamente a implementação atual em relação ao que está delineado no desenho do programa, obtendo uma compreensão clara de quais atividades devem estar em andamento, quais estão atrasadas e se os atores ecossistêmicos corretos estão sendo engajados. Por exemplo, o consultor prestará consultoria sobre como estruturar e alavancar melhor as doações para incentivar o acesso financeiro e proporá modelos adaptados às necessidades e realidades de nossos beneficiários. Além do diagnóstico, o consultor assumirá um papel proativo no reengajamento de instituições financeiras e partes interessadas importantes, na organização de reuniões e na facilitação de próximos passos concretos para melhorar o acesso financeiro para SHFs, SCFs e MPMEs.
A tarefa requer um indivíduo orientado a resultados com amplo conhecimento do ecossistema financeiro moçambicano ou regional, que possa navegar pela dinâmica local e levar o trabalho adiante com supervisão mínima.
Principais responsabilidades:
Coleta de informações, envolvimento das partes interessadas e coordenação:
- Envolver-se diretamente com a TechnoServe e parceiros de implementação (ADEM, Agencia de vale de Zambeze, Resilience) para reunir insights
- Leia relatórios e documentação de projetos existentes para entender o estado atual do projeto, incluindo sucessos e desafios emergentes
- Suporte Técnico e Execução de Estratégia: MPMEs
- Aconselhar a equipe sobre abordagens práticas para atrair financiamento comercial para MPMEs agrícolas.
- Avalie como as doações podem ser melhor estruturadas para reduzir riscos e atrair financiamento privado.
- Desenvolver estratégias de acesso a financiamento que informarão o próximo grupo de beneficiários.
- Desenvolver estratégias de acesso ao financiamento para mulheres e jovens no corredor da Beira
- Forneça uma estratégia clara com intervenções acionáveis em cadeias de valor e funções de cadeia de valor selecionadas.
- Recomendar modelos que estejam alinhados aos perfis e restrições dos beneficiários.
- Suporte Técnico e Execução de Estratégia: SHFs e SCFs
- Identificar e propor intervenções financeiras relevantes para microcrédito e financiamento de pequena escala.
- Explore o uso de soluções financeiras digitais (por exemplo, M-PESA) em colaboração com a WIN.
Required Deliverables
Entregas:
- Estratégia de acesso ao financiamento (documento do Word) adaptada às MPMEs agrícolas e ao contexto do projeto, com um roteiro para implementação, cronogramas e metas.
- Modelos de intervenção que utilizam subsídios para alavancar financiamento privado (documento Word ou PowerPoint), incluindo recomendações para integração no projeto
- Planos de intervenção financeira específicos da cadeia de valor (documento do Word ou PowerPoint).
Anticipated Start Date
08/01/2025
Performance Location
Os serviços podem ser prestados remotamente com possíveis visitas de campo.
Additional Information
Habilidades e experiência necessárias:
- Pelo menos 15 anos de experiência comprovada na criação de estratégias de acesso a financiamento para MPMEs na agricultura.
- Sólido conhecimento em finanças combinadas, microcrédito e ferramentas financeiras digitais.
- Experiência de trabalho com programas financiados por subsídios e agentes de financiamento comercial.
- A familiaridade com os ecossistemas e cadeias de valor do financiamento agrícola africano é um grande trunfo.
- Fluência verbal e escrita em inglês; fluência em português é uma vantagem
Para mais informações e Candidatura, por favor, acesse :https://buy.tns.org/public-opportunity-portal/published-solicitation/X6QaR2ejZk