Nitidae está procurando um Gestor de Projeto Energia e Processos.
Contexto:
Nitidæ desenvolve projetos de bioenergia para populações com pouco acesso às formas de energia moderna e para atores econômicos que desejam aumentar o valor agregado vinculado ao processamento local de matérias-primas.
Em Moçambique, a indústria da castanha de caju produz grandes quantidades de casca residual. Na província de Nampula, onde se situa a maior parte das fábricas de transformação, são produzidas anualmente cerca de 34 000 toneladas de cascas. Este subproduto apresenta um alto conteúdo energético que poderia ser aproveitado para outros usos produtivos. Atualmente, uma parte da casca é processada para extrair o líquido que contém, conhecido como CNSL. O material restante após a extração é conhecido como torta ou cake. Todas estas três biomassas (casca não processada, CNSL e cake) têm propriedades interessantes para serem utilizadas como biocombustível, mas cada uma num contexto diferente de acordo com à sua composição.
Nitidæ foi selecionada pela Enabel para implementar um projeto de promoção do uso de combustíveis alternativos, nomeadamente a casca de caju e seus derivados, e de soluções de eficiência energética fora da rede. O projeto será executado na província de Nampula, a zona com maior disponibilidade de cascas residuais.
Para permitir o desenvolvimento destas atividades a Nitidæ deseja recrutar um Gestor de Projeto Energia e Processos.
Perfil do candidato
✅Motivação para as missões da Nitidæ e o tema do desenvolvimento sustentável.
✅Engenheiro do ramo energético ou térmico, engenharia mecânica, engenharia de processos ou similar.
✅Experiência de pelo menos 3 anos em cargo técnico.
✅Motivação para trabalhar na valorização energética de resíduos agroindustriais.
✅Bom conhecimento das abordagens da Análise do Ciclo de Vida.
✅Idiomas: português, inglês (falado e escrito).
Uma experiência na indústria manufatureira, e/ou nas energias renováveis será bem apreciada.
Condições
📌Reporta-se ao Representante do País (Moçambique) e aos seus supervisores técnicos (baseados em França). Para aspeitos contractuais reporta-se ao representante do Nitidæ em Moçambique
📌Status: contrato a prazo determinado de 12 meses, renovável
📌Início desejado: logo que o projeto vai começar (início esperado em Fevereiro 2026)
📌Remuneração: de acordo com perfil e experiência;
📌Lugar de trabalho: Nampula, com deslocações frequentes dentro da província e, ocasionalmente, a Maputo.
Para candidatar:
Carta de apresentação e CV até ao dia de 14 de dezembro de 2025 por e-mail para: rh.mocambique@nitidae.org com a referência “Assistente Técnico energia e processos”.
Os candidatos aprovados serão convidados para uma entrevista para a segunda fase de seleção.
Sem uma resposta de nossa parte dentro de 2 semanas após o término do prazo de candidatura, poderá considerar sua inscrição malsucedida.


