- Identificação de trabalho29035
- Data de Lançamento23/09/2025, 11:47
- Inscreva-se antes01/10/2025, 05:59
- Horário de trabalhoTempo integral
- Locais Pemba, Moçambique
- AgênciaPNUD
- GrauNPSA-8
- Tipo de vagaAcordo Nacional de Serviço de Pessoal
- Área de AtuaçãoCrescimento inclusivo
- EscritórioEscritório Regional para África
- Duração do contrato1 ano
- Outros critériosMestrado 0 ano OU Bacharelado dois (2) anos
- Idiomas necessáriosInglês e Português
- Cronograma de vagas1 semana
Descrição de funções
Observe o Nível apropriado indicado no título da vaga e certifique-se de que você está mantendo o contrato aplicável, conforme definido abaixo:
- Nível 1: Funcionários do PNUD/UNCDF/UNV com cargos permanentes (PA) e de prazo determinado (FTA) (definidos como candidatos “internos”)
- Nível 2: pessoal do PNUD/UNCDF/UNV com nomeações temporárias e pessoal com contratos regulares de PSA
- Nível 3: Todos os outros tipos de contrato do PNUD/UNCDF/UNV e outras agências, e outros candidatos externos
Fundo
Desde 2017, Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem sofrido uma escalada de violência por parte de Grupos Armados Não Estatais (NSAGs), enraizada em profunda exclusão socioeconômica agravada por recentes descobertas de recursos naturais. O conflito interrompeu severamente a prestação de serviços, intensificou os já altos níveis de analfabetismo (60% contra 40% nacionalmente) e piorou o desemprego juvenil extremo (duas a três vezes maior do que os adultos). Mulheres e meninas permanecem desproporcionalmente vulneráveis devido às desigualdades de gênero arraigadas, educação limitada e altas taxas de violência de gênero. As instituições locais, por sua vez, lutam com capacidade limitada para fornecer serviços básicos em meio à insegurança e ao deslocamento.
Para enfrentar estes desafios, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está a financiar o projecto Investimento Resiliente para o Empoderamento Socioeconómico, Paz e Segurança (RISE-PS), implementado pelo PNUD em colaboração com o Governo de Moçambique e executado através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN). O projeto visa restaurar os meios de subsistência, expandir as oportunidades econômicas e melhorar o acesso a serviços sociais sensíveis ao gênero como um caminho para a construção da paz e resiliência em Cabo Delgado.
O projeto RISE-PS está estruturado em torno de quatro componentes interligados:
- Acesso à Infraestrutura Social – Reabilitação de 150 instalações comunitárias (escolas, centros juvenis, mercados rurais, postos de saúde, sistemas de água, bueiros, etc.) por meio de abordagens comunitárias e intensivas em mão de obra, criando ~ 4.500 empregos de curto prazo para jovens e mulheres vulneráveis, impactando quase 20.000 pessoas.
- Desenvolvimento de habilidades e empreendedorismo – Oferta de treinamento vocacional (TVET) e apoio inicial a mais de 2.200 jovens, mulheres e pessoas com deficiência; fornecimento de subsídios condicionais para restaurar 2.000 microempresas; e estabelecimento de centros de Serviços de Desenvolvimento de Negócios (BDS) em Palma, Pemba e Ancuabe, alavancando parceiros do setor privado, como MozUp e MozParks.
- Crescimento do Setor Privado e Acesso ao Mercado – Construção de uma SME Village dentro do Polo Agroindustrial de Afungi (50.000 m² com armazéns, oficinas, centros logísticos, serviços de energia/água/saneamento e instalações de incubação) para acolher até 100 PMEs, metade de propriedade de mulheres. O projeto também facilitará os vínculos comerciais, a formalização de 500 MPMEs e o acesso ao mercado para produtores locais.
- Apoio Institucional e Gestão de Projetos – Fortalecer a capacidade da ADIN de liderar o desenvolvimento sensível a conflitos, coordenar investimentos positivos para a paz, gerenciar sistemas de dados e envolver comunidades por meio de estruturas transparentes de seleção de beneficiários validadas pela Interpeace.
Sob a orientação geral do Conselheiro Técnico Chefe/Gerente de Projeto, oAnalista de Projetos – Desenvolvimento de Habilidades, Emprego e Engajamento de Jovens trabalhará sob a supervisão direta do Especialista em Projetos – Recuperação Econômica e Meios de Subsistência com base na PMU. Ele / ela liderará a concepção, coordenação e implementação de iniciativas de treinamento e capacitação destinadas a aumentar a empregabilidade e a resiliência de jovens e mulheres vulneráveis. O Analista supervisiona programas de treinamento vocacional, apoio a start-ups e esquemas de estágio para jovens, garantindo que as intervenções sejam sensíveis ao gênero, vinculadas à indústria e alinhadas com as demandas do mercado de trabalho. As responsabilidades incluem avaliar as lacunas de habilidades, colaborar com provedores de treinamento, empregadores do setor privado e redes de jovens para fortalecer os caminhos para o trabalho decente; facilitar a orientação e o desenvolvimento de habilidades sociais; apoiar o empreendedorismo e a liderança entre os jovens e monitorar o impacto das iniciativas de desenvolvimento de habilidades. O analista garante que as iniciativas de desenvolvimento de habilidades sejam integradas ao apoio empresarial e à restauração dos meios de subsistência, promovendo assim oportunidades de emprego e renda de longo prazo. Ao capacitar os jovens como contribuintes ativos para a recuperação econômica, o Analista apoia a construção da paz, a estabilidade e o crescimento inclusivo em comunidades afetadas por conflitos.
Escopo do trabalho
Com base no histórico acima, o PNUD está planejando recrutar um Analista de Projetos – Desenvolvimento de Habilidades, Emprego e Engajamento Juvenil para o projeto RISE-PS. O titular terá as seguintes funções e responsabilidades:
Coordenar o planejamento e a implementação eficazes do projeto
- Coordenar o design e a entrega de treinamento de habilidades, estágios e iniciativas de apoio ao emprego;
- Garantir que todos os programas de treinamento e emprego sejam sensíveis ao gênero e relevantes para o setor;
- Coordenar / gerenciar as atividades do dia-a-dia do projeto atribuído e o processo geral de implementação, incluindo planejamento e monitoramento, a fim de otimizar o uso de recursos e garantir o alcance bem-sucedido dos objetivos e resultados do projeto especificados no documento do projeto. Fornecer consultoria e suporte técnico no assunto e garantir que os resultados sejam entregues no prazo, dentro do orçamento definido e das restrições especificadas e com altos padrões de qualidade.
Estabelecer parcerias e facilitar a construção de capacidades.
- Construir parcerias com provedores de treinamento, empresas privadas e redes de jovens para criar caminhos sustentáveis para o trabalho;
- Facilitar a orientação, o desenvolvimento de habilidades sociais e o apoio à preparação para a carreira dos jovens;
- Apoiar a reintegração de jovens deslocados em atividades econômicas e meios de subsistência.
Monitor and report on progress in implementing project activities and achieving the targets set.
- Revisar a estrutura de resultados e atualizar os indicadores, linhas de base e metas da carteira atribuída;
- Desenvolver estratégias claras e um sistema eficaz para coleta de dados, meios de verificação e compartilhamento de informações e relatórios;
- Assegurar o alinhamento das intervenções de emprego dos jovens com os serviços de apoio ao empreendedorismo e às empresas;
- Monitorar os resultados do programa e relatar o envolvimento dos jovens e os resultados do emprego;
- Monitorar a implementação e o progresso no cumprimento de metas e objetivos de acordo com os critérios de qualidade estabelecidos e as regras, regulamentos e padrões do PNUD. Identificar, analisar e tomar medidas adequadas para gerenciar questões, problemas e riscos emergentes. Realizar visitas de campo aos locais de localização do projeto.
Facilitar a construção de conhecimento e capacidades, compartilhamento de conhecimento e advocacia relevantes para a(s) área(s) temática(s) atribuída(s).
- Organizar treinamento, workshops e atividades de capacitação de forma consultiva, envolvendo especialistas técnicos e partes interessadas que podem incluir o governo, setor privado, ONGs, doadores e/ou academia;
- Identificar, sintetizar e documentar as melhores práticas e lições aprendidas geradas pelo projeto e pelos parceiros de implementação.
Arranjo Institucional
O Analista de Projetos – Desenvolvimento de Habilidades, Emprego e Engajamento Juvenil trabalhará sob supervisão direta do Conselheiro de Estabilização e Recuperação/Chefe do Sub-Escritório de Pemba.
Competências essenciais:
- Alcançar resultados: NÍVEL 1: Planeja e monitora o próprio trabalho, presta atenção aos detalhes, entrega um trabalho de qualidade dentro do prazo.
- Pense de forma inovadora: NÍVEL 1: Aberto a ideias criativas / riscos conhecidos, é um solucionador de problemas pragmático, faz melhorias.
- Aprenda continuamente: NÍVEL 1: Mente aberta e curiosa, compartilha conhecimento, aprende com os erros, pede feedback.
- Adapte-se com agilidade: NÍVEL 1: Adapta-se à mudança, lida construtivamente com a ambiguidade / incerteza, é flexível.
- Aja com determinação: NÍVEL 1: Mostra motivação e motivação, capaz de entregar com calma diante da adversidade, confiante.
- Envolva-se e faça parceria: NÍVEL 1: Demonstra compaixão / compreensão para com os outros, forma relacionamentos positivos.
- Permitir diversidade e inclusão: NÍVEL 1: Apreciar/respeitar as diferenças, ciente do preconceito inconsciente, enfrentar a discriminação.
Competências multifuncionais e técnicas
Desenvolvimento de negócios
- Design de Inteligência Coletiva
- Capacidade de reunir diversos grupos de pessoas, dados, informações, ideias e tecnologia para resolver problemas e projetar soluções ou serviços.
- Conhecimento e compreensão dos princípios, metodologia e práticas do Design de Inteligência Coletiva.
Agenda 2030: Prosperidade
- Crescimento inclusivo
- Desenvolvimento de habilidades (qualificação, qualificação e requalificação)
- Proteção social
Gestão de empresas
- Gerência de projetos
- Capacidade de planejar, organizar, priorizar e controlar recursos, procedimentos e protocolos para atingir objetivos específicos.
Gestão de empresas
- Gestão de Parcerias
- Capacidade de construir e manter parcerias com amplas redes de partes interessadas, governos, parceiros da sociedade civil e do setor privado, especialistas e outros, de acordo com a estratégia e as políticas do PNUD.
Desenvolvimento de Negócios
- Monitoramento e Avaliação
- Capacidade de monitorar sistematicamente os resultados das estratégias, programas e atividades com o objetivo de garantir que eles estejam sendo implementados de forma eficaz;
- Capacidade de fornecer aos gerentes e principais partes interessadas feedback regular e relatórios sobre a consistência ou discrepância entre as atividades planejadas e o gerenciamento e os resultados do programa;
- Capacidade de fazer julgamentos independentes da gestão e dos resultados das estratégias, programas e atividades com base em critérios e benchmarks estabelecidos, tendo em mente as necessidades e preocupações do cliente, atuais e futuras;
- Conhecimento e compreensão de estruturas, conceitos, metodologias, sistemas, processos e ferramentas de monitoramento e avaliação;
- Capacidade de fazer um julgamento independente com base em critérios e benchmarks definidos;
- Capacidade de antecipar as necessidades e preocupações futuras do cliente.
Desenvolvimento de Negócios
- Facilitação do conhecimento
- Capacidade de animar indivíduos e grupos, interna e externamente, e de projetar e facilitar atividades, compartilhar e trocar conhecimentos, informações e ideias.
- Conhecimento de ferramentas e abordagens para estimular a participação ativa, contribuição e intercâmbio.
Qualificações mínimas
Requisitos mínimos de educação
- É necessário um diploma universitário avançado (mestrado ou equivalente) em Estudos de Desenvolvimento, Administração de Empresas, Inovação Social, Ciências Sociais, Educação, Gestão, Artes e Humanidades ou qualquer outro campo relevante.
- Um diploma universitário de primeiro nível (bacharelado) nas áreas mencionadas acima, em combinação com dois anos adicionais de experiência de qualificação, será devidamente considerado em vez do diploma universitário avançado.
Anos mínimos de experiência profissional relevante
- Os candidatos com mestrado (ou equivalente) em um campo de estudo relevante não precisam ter experiência profissional de trabalho;
- Os candidatos com um diploma de bacharel (ou equivalente) devem ter um mínimo de dois (2) anos de experiência profissional relevante na concepção, planejamento, implementação, monitoramento e / ou avaliação de programas e projetos de desenvolvimento com uma organização internacional multilateral, I / ONGs, organizações da sociedade civil e / ou agências governamentais.
Habilidades desejadas, além das competências abordadas na seção Competências
- Experiência comprovada no planejamento e implementação de projetos juvenis em andamento ou concluídos relacionados ao Engajamento Juvenil ou Comunitário;
- Experiência comprovada de colaboração efetiva e desenvolvimento de parcerias com contrapartes nacionais, organizações juvenis, agências governamentais, organizações internacionais, setor privado, sociedade civil e/ou outros parceiros de desenvolvimento;
- Experience and sound understanding of youth empowerment work and innovation methodologies;
- Experience with Ministries/agencies with an in-depth understanding of Mozambique’s development context.
Required Language(s)
Fluency in English and Portuguese is required.
Equal opportunity
As an equal opportunity employer, UNDP values diversity as an expression of the multiplicity of nations and cultures where we operate and, as such, we encourage qualified applicants from all backgrounds to apply for roles in the organization. Our employment decisions are based on merit and suitability for the role, without discrimination.
UNDP is also committed to creating an inclusive workplace where all personnel are empowered to contribute to our mission, are valued, can thrive, and benefit from career opportunities that are open to all.
Sexual harassment, exploitation, and abuse of authority
O PNUD não tolera assédio, assédio sexual, exploração, discriminação e abuso de autoridade. Todos os candidatos selecionados, portanto, passam por verificações relevantes e espera-se que cumpram os respectivos padrões e princípios.
Direito de selecionar vários candidatos
O PNUD reserva-se o direito de selecionar um ou mais candidatos a partir deste anúncio de vaga. Também podemos reter inscrições e considerar candidatos que se candidatam a este cargo para outros cargos semelhantes no PNUD na mesma série e com descrição de cargo, experiência e requisitos educacionais semelhantes.
Alerta de fraude
O PNUD não cobra taxa em nenhuma fase de seu processo de recrutamento. Para mais informações, consulte www.undp.org/scam-alert.
Habilidades necessárias
- Experiência comprovada no planejamento e implementação de projetos juvenis em andamento ou concluídos relacionados ao Engajamento Juvenil ou Comunitário
- Experiência comprovada de colaboração eficaz e desenvolvimento de parcerias com contrapartes nacionais, organizações juvenis, agências governamentais, organizações internacionais, setor privado, sociedade civil e/ou outros parceiros de desenvolvimento
Candidata-se: Clique aqui