Vaga: Assessor de Gestão do Conhecimento (m/f)

GIZ no local

Maputo, Maputo, Moçambique

Descrição

A Agência de Subvenções GIZ para a Parceria Global para a Educação (GPE) em Moçambique, está a recrutar um Consultor de Gestão do Conhecimento (m/f), com sede em Maputo.

Data limite para apresentação de candidaturas: 28 de novembro de 2025

A. Introdução geral:

A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma prestadora de serviços global no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. De propriedade da República Federal da Alemanha, a GIZ tem mais de 50 anos de experiência na prestação de serviços de assistência técnica, desenvolvimento de capacidades e gerenciamento de projetos para uma ampla variedade de áreas especializadas de desenvolvimento, incluindo educação, saúde, governança, gestão de finanças públicas, agricultura, desenvolvimento social, igualdade de gênero e áreas afins.

Em fevereiro de 2024, a GIZ passou com sucesso pelo processo de credenciamento para o papel de Agente de Subsídios para o financiamento da Parceria Global para a Educação (GPE) e foi selecionada como Agente de Subsídios da GPE em Moçambique.

O GPE é um importante fundo internacional que fornece apoio financeiro aos sistemas educacionais em países em desenvolvimento, incluindo muitas nações africanas. Mobiliza recursos de vários doadores para apoiar iniciativas destinadas a melhorar o acesso à educação de qualidade, fortalecer os sistemas educacionais e promover a equidade na educação.

Na sua função de Agente de Subvenções da GPE, a GIZ é agora solicitada a apoiar o governo moçambicano, mais especificamente o Ministério da Educação e Cultura (MEC), na implementação do System Capacity Grant (SCG) (3,3M USD), do System Transformation Grant (STG) (107M USD) e do Girls’ Education Accelerator (GEA) (10M USD).

A maioria dos fundos do STG e do GEA será canalizada através do fundo da cesta do setor de educação FASE (Fundo de Apoio ao Setor da Educação). Para apoiar uma implementação mais eficiente do financiamento da FASE, a GIZ também fornecerá assistência técnica e desenvolvimento de capacidades ao MEC nos níveis central e descentralizado.

B. Descrição das tarefas:

O Conselheiro de Gestão do Conhecimento será um membro central da equipe da GIZ que implementa as bolsas GPE em Moçambique, trabalhando em estreita coordenação técnica com o Especialista MEL, com membros da Equipe de Desenvolvimento de Capacidade e em colaboração com a Diretoria de Planejamento e Cooperação do MEC (DIPLAC) e outros departamentos relevantes.

O Orientador será responsável por fortalecer a capacidade do MEC e de seus parceiros nas áreas de monitoramento, avaliação, aprendizagem e gestão do conhecimento, garantindo que as evidências informem a tomada de decisões e apoiem o alcance das metas de transformação do setor educacional.

As tarefas incluem, entre outras:

Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem (MEL):

  • Apoiar o desenvolvimento e operacionalização de um quadro nacional de MEL alinhado com as normas GPE e GIZ, bem como o plano sectorial da Educação de Moçambique.
  • Projetar e apoiar a implementação de sistemas de coleta e análise de dados, garantindo a qualidade, consistência e alinhamento dos dados com os indicadores do setor.
  • Contribuir para a manutenção de bancos de dados e painéis MEL para monitoramento contínuo do desempenho e resultados do programa.
  • Realize análises de dados de rotina e avaliações de desempenho, garantindo que as lições aprendidas informem o gerenciamento adaptativo e a tomada de decisões.
  • Preparar e contribuir com relatórios técnicos e analíticos para o MEC, GIZ e parceiros de desenvolvimento, incluindo insumos para o Grupo Local de Educação (LEG) e Secretaria do GPE.
  • Facilitar a reflexão conjunta e os exercícios de aprendizagem para promover o diálogo baseado em dados entre as partes interessadas.

Desenvolvimento de Capacidades e Fortalecimento Institucional:

  • Projetar e implementar iniciativas de capacitação para o MEC e instituições parceiras em digitalização e planejamento de MEL, gerenciamento de dados, análise e relatórios em todos os níveis (nacional, provincial e distrital).
  • Fornecer treinamento técnico e orientação à equipe do MEC para fortalecer os sistemas institucionais de MEL e promover práticas sustentáveis.
  • Apoiar a integração dos mecanismos MEL nas estruturas e processos ministeriais existentes, reforçando a apropriação e o alinhamento nacional.
  • Facilitar a aprendizagem entre pares e sessões de compartilhamento de experiências nos níveis nacional, provincial e distrital para melhorar a colaboração e a adoção das melhores práticas.

Gestão do Conhecimento (GC) e Aprendizagem:

  • Contribuir para o desenvolvimento e execução de uma Estratégia de Gestão do Conhecimento, garantindo a documentação sistemática e a disseminação das lições aprendidas.
  • Apoiar a criação de produtos de conhecimento (estudos de caso, resumos de políticas, notas de aprendizagem) para informar o diálogo e a tomada de decisões do setor educacional.
  • Organizar e facilitar eventos de aprendizagem, workshops e comunidades de prática para promover a troca de conhecimento e a melhoria contínua.
  • Promover a aprendizagem baseada em evidências para fortalecer o planejamento setorial e a formulação de políticas.

Coordenação e Elaboração de Relatórios:

  • Estabelecer uma estreita ligação com MEC, GIZ, LEG e outros parceiros para garantir a coerência, alinhamento e coordenação dos esforços de MEL/KM.
  • Garantir a conformidade com GIZ, GPE e padrões nacionais de relatórios e contribuir para exercícios conjuntos de monitoramento e avaliação.
  • Participar de reuniões nacionais e subnacionais de revisão da educação e grupos de trabalho setoriais, fornecendo experiência em MEL e KM.
Requisitos

C. Perfil: Qualificações e Competências

  • Mestrado (ou equivalente) em Política Educacional, Ciências Sociais, Estatística, Estudos de Desenvolvimento, Administração Pública ou áreas afins. Candidatos com diploma de bacharel com experiência profissional adicional também podem ser considerados.
  • Treinamento adicional em Monitoramento, Avaliação, Aprendizagem ou Gestão do Conhecimento é um trunfo.
  • Capacidade comprovada de trabalhar de forma eficaz em uma equipe internacional, multicultural e multidisciplinar e com instituições públicas, com forte capacidade de trabalho em equipe e construção de parcerias.
  • Excelentes habilidades de comunicação e facilitação.
  • Domínio sólido e firme de ferramentas digitais e métodos de trabalho, incluindo MS Office, software de gestão de dados (incluindo Kobo Toolbox, Power BI, Tableau, R), plataformas de colaboração (e.g., MS Teams), com capacidade de adaptação a novas tecnologias e garantia de segurança e confidencialidade dos dados.
  • Fluência em português e proficiência em inglês falado e escrito.

Experiência Profissional Geral 

  • Mínimo de 7 anos de experiência profissional comprovada em monitoramento, avaliação, aprendizagem e/ou gestão do conhecimento, preferencialmente no setor educacional ou público.
  • Experiência comprovada de trabalho com instituições governamentais, idealmente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou órgãos equivalentes em nível nacional ou descentralizado.
  • Experiência em desenvolvimento de capacidades e fortalecimento institucional, incluindo treinamento, mentoria e desenvolvimento de sistemas.
  • Capacidade comprovada de apoiar a tomada de decisão baseada em dados e a gestão baseada em resultados.
  • Familiaridade com programas financiados por doadores (incluindo GPE, GIZ, Banco Mundial, Fundo Global, UNICEF, etc.) e estruturas de relatórios e conformidade associadas.

Experiência Profissional Específica  

  • Pelo menos 5 anos de experiência técnica em design e implementação de frameworks e ferramentas MEL.
  • Experiência no desenvolvimento e gerenciamento de plataformas e dashboards digitais MEL.
  • Capacidade demonstrada de traduzir dados e evidências em recomendações de políticas.
  • Experiência comprovada em gestão do conhecimento e facilitação da aprendizagem, incluindo documentação e disseminação das melhores práticas.
  • Experiência em análise do setor público e monitoramento de desempenho nos níveis central e descentralizado é altamente desejável.
  • A experiência anterior com programas financiados pela GPE ou projetos GIZ será considerada um ativo.

Outros conhecimentos e habilidades

  • Experiência/conhecimento prévio dos procedimentos GIZ será considerado uma vantagem.
  • Vontade de melhorar as qualificações exigidas pelas tarefas a serem executadas.
  • A sensibilidade no manuseio e descarte de documentos pode ser importante.

Anotações

Esta é uma posição nacional, remunerada de acordo com os termos da GIZ

Obrigatório que a carta de apresentação e o currículo estejam em um único arquivo, incluindo os anexos relevantes

Incentivamos mulheres e grupos minoritários a se candidatarem a esta posição. A GIZ está comprometida com a igualdade de oportunidades e a diversidade de perspectivas no local de trabalho

Apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados

Candidata-se: Assessor de Gestão do Conhecimento (m/f) – SDO Moçambique

Compartilhar:FacebookX
Participe da discussão