Job Summary:
- Cargo: Assessor de Monitoria e Avaliação (M&A)
- Projecto: EpiC MNCH- Mozambique
- Local: Zambezia
- Reporta a: Team Lead
Sobre a FHI 360
A FHI 360 é uma organização americana não governamental de desenvolvimento humano, que se dedica à melhoria da vida das pessoas de forma duradoura, através de soluções integradas e locais.
A nossa equipa inclui especialistas em saúde, educação, nutrição, meio ambiente, desenvolvimento económico, sociedade civil, igualdade de género, comunicação, pesquisa e tecnologia – criando uma combinação única de capacidades para enfrentar os desafios actuais do desenvolvimento interrelacionado. A FHI 360 está em mais de 70 países e todos os estados e territórios dos EUA.
Descrição da Vaga
A FHI 360 está à procura de Assessor de Monitoria e Avaliação (M&E) para o projecto EpiC-SMI, com foco na melhoria da saúde materna, neonatal e infantil (SMNI), imunização e nutrição, tanto em nível comunitário quanto nas unidades sanitárias. O Assessor de M&E reportará diretamente ao Líder do Projecto e colaborará com as equipes técnicas e operacionais para garantir uma implementação eficiente e eficaz. A actuação será em parceria com organizações locais e representantes do sistema de saúde, visando fortalecer os serviços e sistemas de saúde e promover intervenções de alto impacto. A posição será baseada na Cidade de Quelimane, Zambézia.
Principais Responsabilidades
- Liderar o desenho e a implementação das actividades de M&E, incluindo estrutura de resultados, Plano de Monitoria de Desempenho (PMP), indicadores, gestão e qualidade de dados, análises, relatórios e disseminação de resultados.
- Desenvolver e manter protocolos, POPs, instrumentos, bases de dados, manuais e materiais de formação alinhados às normas da FHI 360 e padrões internacionais.
- Supervisionar a equipe de M&E, promovendo clareza nas funções, desenvolvimento profissional e colaboração entre equipes.
- Implementar estratégias de fortalecimento de capacidades para parceiros, representantes do governo e demais stakeholders em M&E, gestão de dados, análise e uso de dados.
- Garantir a qualidade e entrega pontual de planos de trabalho, relatórios, bases de dados e evidências do projecto.
- Assegurar a qualidade dos dados por meio de gestão contínua, auditorias (DQAs), formação e orientação técnica.
- Promover aprendizagem colaborativa entre parceiros e instituições do MISAU.
- Gerir sistemas de dados integrados para recolha, vinculação e análise de dados de utentes, prestadores e unidades sanitárias.
- Contribuir para pesquisas operacionais e produtos de conhecimento, como notas técnicas, apresentações, webinars e publicações.
Qualificações Requeridas
- Mestrado em saúde pública, ciências sociais, estatística ou área relacionada
- Mínimo de 8 anos de experiência em M&E em projectos de saúde financiados por doadores, preferencialmente com foco em sistemas de saúde e SMNI.
- Conhecimento sólido do SISMA e ferramentas de registo das unidades sanitarias ( MISAU).
- Excelentes habilidades de escrita, organização e comunicação com públicos técnicos e não técnicos.
- Fluência em portuguese e inglês (escrita e verbal).
- Experiência com métodos quantitativos, qualitativos e mistos de análise de dados.
- Experiência comprovada em colaboração com o MISAU e conhecimento dos sistemas de saúde nacionais e provinciais.
- Capacidade de liderança e trabalho colaborativo com parceiros implementadores e doadores.
- Familiaridade com gestão de projectos financiados pelo Governo dos EUA (DoS), incluindo políticas e regulamentos.
- A posição está aberta para candidatos nacionais de Moçambique.
O último dia para-se candidatar é 14 de Outubro de 2025
Os candidatos interessados devem submeter as candidaturas através do seguinte link: Clique aqui


