A ForAfrika pretende recrutar dois (2) Oficiais de Gênero e Proteção para Projecto de Segurança Alimentar e Meios de Subsistência para os Distrito de Macomia e Ancuabe, Provincia de Cabo Delgado.
Sobre ForAfrika
A ForAfrika- é uma organização de ajuda humanitária e desenvolvimento dedicada ao combate à fome, à pobreza e à subnutrição em África.
A nossa organização implementa uma vasta gama de programas em vários países, incluindo Angola, Moçambique, Ruanda, África do Sul, Uganda, República Centro-Africana, Etiópia e Sudão do Sul. Implementamos programas integrados e liderados pela comunidade que salvam vidas, criam resiliência e permitem o desenvolvimento comunitário transformacional. Ao longo das últimas quatro décadas, construímos parcerias fortes com as nossas comunidades, procurando conhecer de forma profunda os seus desafios e aspirações para um crescimento justo e sustentável. O nosso princípio orientador é simples, mas profundo: o progresso prospera quando nasce no seio das próprias comunidades. Trabalhamos lado a lado, ampliando os seus planos existentes, desenvolvendo estratégias de forma conjunta e assegurando que dispõem dos recursos de que necessitam para se sustentarem e prosperarem.
A nossa abordagem coloca as comunidades no lugar do condutor, incutindo-lhes um sentido de propriedade e responsabilidade. Damos às comunidades os conhecimentos, as competências e os recursos necessários para traçarem o seu próprio caminho sustentável, sem dependerem de ajuda externa temporária.
Propósito da Posição
Sob a supervisão direta do coordenador do projeto e do gestor do programa, o responsável pelo gênero e proteção garantirá o desenvolvimento de práticas, programas e actividades de proteção da comunidade e de integração do gênero em todos os programas e proteção da comunidade. O cargo de oficial de gênero e proteção é fundamental para alcançar o objetivo a longo prazo de capacitar os grupos desfavorecidos e vulneráveis, incluindo mulheres e raparigas, para exercerem os direitos económicos, sociais, civis e culturais, bem como o objetivo de abordar e mitigar as principais preocupações de proteção em Moçambique. O Oficial de Gênero e Proteção irá também prestar assistência técnica ás escolas e comunidades na implementação e gestão dos programas de forma a garantir que os objetivos e metas planificadas sejam alcançados atempadamente.
Principais Responsabilidades
- Apoiar a equipa do programa na criação de um mecanismo de responsabilização dos beneficiários que tenha em conta as questões de género.
- Colaborar com os gestores do programa na integração da VBG na implementação do programa.
- Apoiar a sensibilização para as políticas e procedimentos da PSEA da organização.
- Sensibilizar para os procedimentos de denúncia e, ocasionalmente, receber denúncias sobre a PSEA, respondendo às políticas e procedimentos da organização e fornecendo encaminhamentos, aconselhamento e apoio para os passos seguintes.
- Certificar-se de que todas as denúncias são comunicadas ao Director Nacional.
- Assegurar uma interação estreita com a equipa de M&A.
- Preparar ferramentas e criar um sistema que permita o acompanhamento e a elaboração de relatórios regulares sobre o projeto relacionados com as questões de gênero e protecção ao nível do projecto e da organização.
- Ajudar na recolha de dados, compilar as lições aprendidas e estabelecer indicadores para apoiar a partilha de conhecimentos.
- Construir uma rede de colaboração entre pares, agências governamentais, agrupamentos de proteção e ONG locais envolvidas em questões relacionadas com o gênero/proteção e coordenar e colaborar na investigação, programação e sensibilização.
- Apoiar na criação de um mecanismo de referência básico.
- Fazer gestão e partilha de conhecimentos em matéria de gênro e protecção tanto ao nível das comunidades assim como a nível da organização.
- Atualizar os documentos internos relativos ao género e à proteção e partilhá-los com a equipa.
- Preparar materiais de formação e dar formação ao pessoal do projeto e à comunidade sobre a integração do gênero e da proteção.
- Participar numa comunidade de prática relacionada com o gênero.
- Fazer outras actividade que lhe forem incubidas pelo supervisor directo ou equipa de gesta da ForAfrika.
Requisitos
Qualificações e habilidades necessarias
- Licenciatura em Ciências Sociais, Desenvolvimento comuitario e ou outras áreas afins.
- Experiência comprovada na implementação de programas ligados a padrões de gênero e proteção em Moçambique principalmente no contexto de Cabo Delgado.
- Forte compreensão dos conceitos de gênero e proteção no contexto de guerra.
- Excelentes habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e facilitação de treinamentos.
- Proficiência em coleta, análise de dados bem como elaboração de relatórios de progresso.
- Capacidade de trabalhar de forma eficaz com diversas comunidades e partes interessadas.
- A familiaridade com os padrões humanitários incluído domínio dos SPHARE.
Conhecimentos, Competências e Aptidões para esta posisão
Os conhecimentos, as competências e as aptidões seguintes podem ser adquiridos através da escolaridade formal, da auto-educação e da experiência anterior ou da formação em exercício.
- Falar, compreender e escrever em português, inglês seria uma vantagem.
- Falar as línguas nacionais de Cabo Delgado (Emacua, Chimakonde, Kimwani, Swahili) será uma vantagem.
- Honestidade, integridade, maturidade, boa organização e vontade de trabalhar sob pressão de prazos constantes. Desenvolvimento) numa organização sem fins lucrativos.
- Assume a responsabilidade e lidera com exemplo.
- Capacidade de produzir relatórios abrangentes para uso da gestão sénior.
- Conhecimentos intermédios de Excel.
Exigências
- Curriculum Vitae;
- Carta de Apresentação descrevendo sua experiência relevante e referências.
Nota: Para se candidatar ao cargo de Oficial de Gênero e Proteção, envie as candidaturas. Apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados para entrevistas.
Para se candidatar a esta vaga visite: Cliqui aqui
- Data de validade:abril 12, 2025
- Localização:Macomia e Ancuabe