Descrição da Vaga
Data de Inicio: Março de 2026
Prazo de Submissão: 25 de Fevereiro de 2025
A Handicap International/Humanity & Inclusion (Hl) é uma organização internacional de solidariedade, independente e imparcial, que intervém em situações de pobreza e exclusão, conflitos e catástrofes. Trabalhando ao lado das pessoas com deficiência e das populações vulneráveis, actua e intervém para satisfazer as suas necessidades essenciais, melhorar as suas condições de vida e promover o respeito pela sua dignidade e direitos fundamentais. Mais informações: www.hi.org
Na Handicap International/ Humanity & Inclusion acreditamos verdadeiramente na importância da inclusão e da diversidade. É por isso que estamos empenhados numa política para incentivar a inclusão e a integração de pessoas com deficiência.
Indique se necessita de alguma adaptação especial, mesmo na primeira entrevista.
Contexto:
A HI esta presente em Moçambique desde 1986. Nos primeiros 10 anos, a accão central da HI foi em matéria de reabilitação física, Depois, a HI implementou principalmente actividades de desminagem (até 2015), acções de curto/médio prazo sobre inclusão e organizações de pessoas com deficiência; actividades de assistência às vítimas e a proteção social. A partir de 2019: ligação mais forte entre emergência e desenvolvimento; respostas a catástrofes naturais e projectos de resposta humanitária em Cabo Delgado desde 2021, com ênfase na assistência técnica inclusiva, saúde mental e apoio psicossocial, reabilitação e educação inclusiva em situações de emergência.
A missão de HI Moçambique conta com cerca de 60 efectivos, repartidos pelas províncias de Maputo (Coordenação), Cabo Delgado (Pemba, Mueda, Mocímboa da Praia, Macomia e Chiúre), Nampula,
Tem experiência na área formação vocacional e emprego, conhecimentos sólidos dos princípios e práticas de educação e treinamento vocacional, incluindo desenvolvimento curricular, métodos de ensino e avaliação de aprendizagem? Este familiarizado com as tendências e demanda do mercado de trabalho a nível nacional com enfase para o sector da TIC’s? E autónomo? Candidate-se para juntar-se as equipas da Humanity & Inclusion.
SUA MISSÃO:
Sob a Supervisão do(a) Gestor(a) do projecto, o(a) Oficial de formação vocacional e profissional Inclusiva será responsável por garantir que os programas de educação e formação profissional sejam acessíveis, equitativos e inclusivos para todos os alunos incluindo pessoas com deficiência.
Principais Responsabilidades
- Integrar tecnologias de assistência e ferramentas adaptativas em ambientes educativos para apoiar as diversas necessidades de aprendizagem. Isto pode incluir leitores de ecra, software de conversão de texto em voz, software de reconhecimento de voz, dispositivos de entrada alternativos, etc.
- Realizar avaliações de materiais didáticos, sítios Web e software para garantir que cumprem as normas de acessibilidade, como as WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), a fim de assegurar que podem ser utilizados por pessoas com deficiencia.
- Fornecer formacão a professores, funcionários e outras partes interessadas sobre a forma de utilizar eficazmente a tecnologia inclusiva na sala de aula e fora dela.
- Trabalhar em estreita colaboracão com educadores, administradores e profissionais de TICs no
- IFPELAC e Centro de Recursos Inclusivo para identificar os obstáculos a inclusão e desenvolver estratégias para os ultrapassar através de soluções tecnológicas
- Desenvolver ou adaptar materiais e recursos educativos relacionados com TICs para os tornar acessíveis a alunos com necessidades diversas, incluindo criação de manuais digitais acessíveis, conteúdos multimédia com legendas e descrições áudio, etc.
- Monitorar a implementação das iniciativas tecnológicas inclusivas, recolher dados sobre a sua
- eficácia e avaliar o seu impacto nos resultados da aprendizagem dos alunos e nas taxas de participação.
Requisitos:
- Formação superior em ensino técnico profissional, empreendedorismo ou desenvolvimento de negócios relacionado às TIC’s
Experiência:
- Mínimo de 3 anos de experiência em projectos, preferencialmente ligados a educação /formação vocacional e emprego ligado às TIC’s
Competências
- Entendimento solido dos princípios e práticas de educação e treinamento vocacional inclusivo, incluindo desenvolvimento curricular, métodos de ensino e avaliação de aprendizagem.
- Conhecimento das tendências e demandas do mercado de trabalho local, relacionada com as TIC’s, incluindo habilidades e competências necessárias para empregos inclusivos
- Boa capacidade de comunicação
- Autónomo, dinâmico e organizado
- Espírito de iniciativa e capacidade de apresentar propostas
- Boa capacidade de trabalho em equipa e em rede
- Forte sentido de ética e integridade
- Compromisso com os valores do sector humanitário em geral e da HI em particular
- Respeitar as opiniões dos outros e valorizar as competências de cada um com vista a uma acção conjunta;
- Resiliência ao stress e à incerteza
COMO CANDIDATAR-SE:
Os (As) candidatos (as) com a experiência e as qualificações exigidas são convidados (as) a submeter a
Carta de Candidatura, o CV em Português, para o email recrutamento@mozambique.hi.org e indicar no
assunto do email a posição a qual se candidata.
· Encorajamos candidaturas de mulheres e de pessoas com deficiência.
. A Humanity & Inclusion acredita e esta comprometida com a salvaguarda e proteccao dos direitos
das crianças e pessoas vulneráveis em todo o seu trabalho. Qualquer candidato que obtenha a vaga
na Hl deverá conhecer assinar e cumprir com as políticas de Proteção Contra Exploração sexual,
Abuso e Assédio; Protecção da Criança, Política anti-fraude, suborno e corrupção; o Código de
Conduta e o Estatuto do Pessoal como um anexo ao seu contrato de trabalho
. Todos os colaboradores da HI comprometem-se a criar e manter um ambiente que previna a
exploração e o abuso sexual e promova a implementação do código de conduta
AVISO LEGAL:
A Handicap International/Humanity & Inclusion nao faz nenhum tipo de cobrancas em quaisquer das fases de recrutamento e nao procede por via de agentes de recrutamento.

171views

