Governo do Distrito De Mogovolas Abriu Concurso Público Para Categoria de Docente

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

PROVÍNCIA DE NAMPULA

GOVERNO DO DISTRITO DE MOGOVOLAS

Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia


AVISO N.º 01/GDM/SDEJT-Mogovolas/2026

De acordo com o Despacho de 30 de janeiro de 2026, da Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito, está aberto o Concurso de Ingresso no Aparelho de Estado para o provimento de 12 vagas, nas carreiras de regime especial da educação, nos termos da redação constante no n.º 1 do artigo 51 da Lei n.º 4/2022, de 11 de Fevereiro, alínea a) do artigo 4 e o n.º 1 do artigo 5, ambos do Diploma Ministerial n.º 88/2005, de 28 de Abril, do n.º 1 do artigo 2 do Diploma Ministerial n.º 61/2000, de 5 de Julho e do n.º 2 do artigo 1 do Decreto n.º 5/2006, de 12 de Abril, pelo prazo de 30 dias, a contar a partir do dia 2 de Fevereiro a 3 de Março de 2026.


VAGAS DISPONÍVEIS

Estão disponíveis 12 vagas, sendo 4 para Docente N3, Classe E, Escalão 1, 6 para Docente N2, Classe E, Escalão 1 e 2 para Docente N1, Classe E, Escalão 1 conforme ilustra a tabela abaixo:

N.ºCarreiraN.º de VagasÁrea de FormaçãoObservação
01Docente N34 vagasCurso Médio de Formação dos Professores de Ensino Primário (12ª + 1 Ano)As vagas de Docentes N3 serão absorvidas pelo BR n.º 135, de 17 de Julho de 2025, referente ao concurso de 2025.
02Docente N26 vagasCurso Médio de Formação dos Professores Primários e Educadores de Adultos (12ª + 3 Anos)As vagas de Docentes N2 serão absorvidas pelo BR n.º 135, de 17 de Julho de 2025, referente ao concurso de 2025.
03Docente N12 vagas (1 Matemática, 1 Filosofia)Possuir uma licenciatura de curso de formação profissional para a carreira docente em função da disciplina em pretensãoA serem colocados nas escolas secundárias

REQUISITOS GERAIS

  • Ser de nacionalidade moçambicana;
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Não ter sido expulso/a do Aparelho de Estado;
  • Ter sanidade mental e capacidade física para o desempenho das funções a que se candidata;
  • Ter situação militar regularizada.

ADMISSÃO AO CONCURSO

A admissão ao Concurso deve ser solicitada à Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito de Mogovolas, instruída dos seguintes documentos:

a) Requerimento reconhecido dirigido ao Exmo. Senhor Administrador do Distrito de Mogovolas;
b) Cópia do BIL ou Certidão de Nascimento anexada ao Talão do BIL, autenticados.

Os concorrentes, numa primeira fase, deverão apresentar os requisitos a), b), c), e) e i) em apenas um exemplar. Após a fase do apuramento, só os candidatos apurados na lista definitiva poderão apresentar os restantes documentos.


MÉTODOS DE SELEÇÃO

O concurso será documental, seguido de entrevista profissional a decorrer no dia 10 de Março. A entrevista versará sobre matéria constante no Estatuto do Professor, aprovado pela Resolução n.º 4/1990, de 27 de Junho.


LISTA DE ADMITIDOS E EXCLUÍDOS

As listas dos candidatos admitidos e excluídos serão afixadas na vitrina do SDEJT e em outros locais de estilo dentro do Distrito, com todo o conteúdo, a data e o local da entrevista profissional.


VALIDADE DO CONCURSO

O prazo de validade do concurso é de 3 (três) anos, contados a partir da data da publicação da pauta definitiva no Boletim da República.


LOCAL E PERÍODO DE SUBMISSÃO DE CANDIDATURA

As candidaturas ocorrerão por um período de 30 dias de calendário, contados a partir do dia 2 de Fevereiro a 3 de Março de 2026, e as mesmas deverão ser submetidas até às 15h30 da última data, nas horas normais de expediente, no Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Mogovolas, na Repartição de Recursos Humanos.


Mogovolas, aos 30 de Janeiro de 2026

A Diretora do Serviço Distrital

Aida Manuel
(Docente N1)

Deixe um comentário

Receber vagas no WhatsApp