Requisitos
- Licenciatura em Direito ou áreas afins
- Experiência na gestão de assuntos legais, controlo e conformidade (vantagem)
- Conhecimento sobre processos de atendimento ao cliente e gestão eficaz de reclamações, com foco na satisfação do cliente
- Conhecimento de estatística e sistemas de informação para gestão de dados
- Fortes habilidades de comunicação oral e escrita em Português e Inglês
Responsabilidades e Atribuições
Gestão de Determinações Específicas
- Monitorizar regularmente as Determinações recebidas do Banco Central
- Analisar constatações apresentadas e solicitar confirmação de medidas corretivas
- Recomendar documentação de suporte e evidências para validação pelo Controlo Interno e Compliance
- Atualizar ficheiros de monitoria e reportar mensalmente o estado das ações ao gestor de linha
- Apoiar a resolução eficaz das causas das Determinações específicas, melhorando a experiência do cliente

Gestão de Reclamações
- Analisar dados brutos para identificar tendências e padrões nas reclamações
- Conduzir análises de causa raiz das reclamações recorrentes
- Interagir com stakeholders para buscar soluções e reduzir reclamações recorrentes
- Participar no desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços, assegurando uma boa experiência ao cliente
Gestão de Constatações
- Analisar e validar constatações levantadas por Auditoria Interna, Compliance e Banco de Moçambique
Gestão de Relatórios
- Elaborar e enviar o Relatório Mensal de Reclamações ao Banco de Moçambique, cumprindo os prazos regulamentares
- Elaborar e enviar relatórios regulares de Gestão de Reclamações ao Compliance
Gestão do Livro de Reclamações
- Monitorizar requisições recebidas das Agências (plataforma QMS)
- Validar evidências de abertura e encerramento do livro de reclamações
- Elaborar relatórios e enviar cartas de comunicação ao Banco de Moçambique dentro do prazo
- Reforçar a cultura de conformidade e assegurar um ambiente saudável de gestão de risco de conduta
- Monitorizar sessões com Agências para garantir cumprimento do procedimento de Gestão do Livro de Reclamações
Habilidades e Competências
- Alto nível de integridade, responsabilidade e profissionalismo
- Habilidades de relacionamento interpessoal
- Fortes habilidades de comunicação e apresentação
- Capacidade analítica e atenção aos detalhes
- Organização e capacidade de trabalhar sob pressão
- Criatividade, disciplina e trabalho em equipa
Candidatura
Submeta sua candidatura pelo website:
https://www.standardbank.co.mz/Candidatura/Tecnico-de-Governanca-e-Risco-Direccao-de-Operacoes
Localização: Cidade de Maputo
Data limite para candidatura: 14 de Março de 2025