Vaga: Especialista em Saúde Pública, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais

NAMATI MOÇAMBIQUE

Especialista em Saúde Pública, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais

A Namati Moçambique procura um(a) Especialista em Saúde Pública, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais para integrar a sua equipa multidisciplinar e contribuir para o desenvolvimento, implementação e expansão de iniciativas com impacto global.

SOBRE NÓS

A Namati é uma organização moçambicana, não-governamental, com sede em Maputo, com implementação do programa na cidade de Maputo e províncias de Maputo, Inhambane e Gaza. Como instituição para além de outros benefícios oferecemos estabilidade institucional, financeira e um bom ambiente de trabalho. Actuamos no âmbito da promoção e defesa do direito à saúde, em colaboração com o MISAU, para assegurar serviços de saúde de qualidade e humanizados através de:

  • Educação e disseminação dos protocolos, políticas, leis e direitos e deveres relacionados com a saúde;
  • Facilitação do diálogo entre a comunidade e a unidade sanitária;
  • Fortalecimento dos comités de saúde e de cogestão e humanização para defender e promover o direito a saúde;
  • Colaboração na auscultação, seguimento e resolução dos desafios e preocupações sobre o sistema de saúde;
  • Advocacia baseada em evidências para influenciar as políticas e práticas.

Local e duração do contrato

O/A Especialista em Saúde Pública, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais estará baseado/a no escritório de sede em Maputo, com deslocações sempre que necessário.

O contrato será de dois anos renováveis.

Responsabilidades

  •  Sustentabilidade e Solidez Institucional
  • Contribuir de forma estratégica para a elaboração de propostas e orçamentos institucionais e de projetos verticais no âmbito do direito à saúde.
  • Prestar assessoria técnica e operacional ao programa institucional da Namati.
  • Assegurar a criação e melhoria de sistemas de gestão de bases de dados e de monitoria de programas.
  • Apoiar o desenvolvimento e implementação de políticas institucionais relacionadas a sustentabilidade, gestão angariação de fundos.

Área Programática, Monitoria e Avaliação

  • Coordenar a documentação dos processos de avaliação de programas, incluindo desenho de pesquisas, amostragem, recrutamento e formação de entrevistadores, gestão e análise de dados.
  • Liderar, em conjunto com a equipa, a elaboração de questionários, estudos e pesquisas.
  • Desenvolver e rever conteúdos e materiais de capacitação interna e de parceiros (manuais, pacotes de formação, biblioteca móvel, etc.).
  • Criar e adaptar ferramentas e guias operacionais, incluindo guias de supervisão e manuais técnicos.
  • Apoiar a elaboração e supervisão de planos de trabalho institucionais e de parceiros.
  • Rever e supervisionar relatórios destinados a doadores governo e parceiros.
  • Elaborar documentos estratégicos e de posicionamento institucional.
  • Participar em reuniões técnicas internas e externas, incluindo interações com o MISAU, ONGs nacionais e internacionais, e outros fatores-chave.
  • Colaborar com o MISAU na elaboração de políticas, estratégias e manuais técnicos.
  • Realizar visitas regulares a locais de implementação e unidades sanitárias para avaliar necessidades, prestar apoio técnico e assegurar que as atividades respondem às prioridades institucionais.

Area de Projectos, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais

  • Mobilizar recursos financeiros e estabelecer parcerias internacionais com organizações e doadores.
  • Elaborar propostas de financiamento, realizar angariação de fundos e gerir relações com doadores e parceiros institucionais.
  • Apoiar o planeamento e execução de programas e campanhas de advocacia. Contribuir para a elaboração de materiais educativos e de sensibilização (brochuras, panfletos, entre outros), em articulação com o MISAU e outros parceiros.
  • Produzir pesquisa aplicada, análises de políticas públicas e relatórios técnicos de elevado rigor científico.
  • Fortalecer redes e parcerias estratégicas com organizações, universidades e centros de pesquisa em diferentes regiões do mundo.
  • Representar a instituição em eventos, conferências e fóruns internacionais, contribuindo para a sua visibilidade e posicionamento global.

Requisitos básicos

  • Mestrado em Saúde Pública, Gestão de Saúde, Epidemiologia, Políticas de Saúde ou áreas afins; (Doutoramento constitui uma vantagem);
  • Mínimo de 10 anos de experiência relevante em programas de saúde publica, de preferência em contexto de ONG;
  • Experiência comprovada em gestão de programas e mobilização de recursos junto a doadores internacionais, incluindo agências bilaterais (ex.: USAID, CDC, UE), organizações multilaterais (ex .: Global Fundo) e fundações filantrópicas;
  • Experiência em coordenação com autoridades de saúde e parceiros de cooperação internacional;
  • Experiência na liderança de equipas técnicas e elaboração de estratégias de saúde;
  • Sólido conhecimento do Sistema Nacional de Saúde de Moçambique e das políticas do MISAU;
  • Competência em planeamento, M&A, análise de dados e elaboração de relatórios técnicos;
  • Capacidade de representar institucionalmente e interagir com diversos stakeholders;
  • Excelentes habilidades de comunicação e redação em Português, Francês e Inglês;
  • Capacidade comprovada de liderança, resolução de problemas e trabalho sob pressão;
  • Espírito de equipa, integridade e compromisso com os valores da ONG.

COMO CANDIDATAR-SE:

Os candidatos interessados devem enviar o CV para namati-mocambique@namti.org

Data de Expiração: 17/11/2025

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