NAMATI MOÇAMBIQUE
Especialista em Saúde Pública, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais
A Namati Moçambique procura um(a) Especialista em Saúde Pública, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais para integrar a sua equipa multidisciplinar e contribuir para o desenvolvimento, implementação e expansão de iniciativas com impacto global.
SOBRE NÓS
A Namati é uma organização moçambicana, não-governamental, com sede em Maputo, com implementação do programa na cidade de Maputo e províncias de Maputo, Inhambane e Gaza. Como instituição para além de outros benefícios oferecemos estabilidade institucional, financeira e um bom ambiente de trabalho. Actuamos no âmbito da promoção e defesa do direito à saúde, em colaboração com o MISAU, para assegurar serviços de saúde de qualidade e humanizados através de:
- Educação e disseminação dos protocolos, políticas, leis e direitos e deveres relacionados com a saúde;
- Facilitação do diálogo entre a comunidade e a unidade sanitária;
- Fortalecimento dos comités de saúde e de cogestão e humanização para defender e promover o direito a saúde;
- Colaboração na auscultação, seguimento e resolução dos desafios e preocupações sobre o sistema de saúde;
- Advocacia baseada em evidências para influenciar as políticas e práticas.
Local e duração do contrato
O/A Especialista em Saúde Pública, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais estará baseado/a no escritório de sede em Maputo, com deslocações sempre que necessário.
O contrato será de dois anos renováveis.
Responsabilidades
- Sustentabilidade e Solidez Institucional
- Contribuir de forma estratégica para a elaboração de propostas e orçamentos institucionais e de projetos verticais no âmbito do direito à saúde.
- Prestar assessoria técnica e operacional ao programa institucional da Namati.
- Assegurar a criação e melhoria de sistemas de gestão de bases de dados e de monitoria de programas.
- Apoiar o desenvolvimento e implementação de políticas institucionais relacionadas a sustentabilidade, gestão angariação de fundos.
Área Programática, Monitoria e Avaliação
- Coordenar a documentação dos processos de avaliação de programas, incluindo desenho de pesquisas, amostragem, recrutamento e formação de entrevistadores, gestão e análise de dados.
- Liderar, em conjunto com a equipa, a elaboração de questionários, estudos e pesquisas.
- Desenvolver e rever conteúdos e materiais de capacitação interna e de parceiros (manuais, pacotes de formação, biblioteca móvel, etc.).
- Criar e adaptar ferramentas e guias operacionais, incluindo guias de supervisão e manuais técnicos.
- Apoiar a elaboração e supervisão de planos de trabalho institucionais e de parceiros.
- Rever e supervisionar relatórios destinados a doadores governo e parceiros.
- Elaborar documentos estratégicos e de posicionamento institucional.
- Participar em reuniões técnicas internas e externas, incluindo interações com o MISAU, ONGs nacionais e internacionais, e outros fatores-chave.
- Colaborar com o MISAU na elaboração de políticas, estratégias e manuais técnicos.
- Realizar visitas regulares a locais de implementação e unidades sanitárias para avaliar necessidades, prestar apoio técnico e assegurar que as atividades respondem às prioridades institucionais.
Area de Projectos, Pesquisa e Angariação de Fundos Internacionais
- Mobilizar recursos financeiros e estabelecer parcerias internacionais com organizações e doadores.
- Elaborar propostas de financiamento, realizar angariação de fundos e gerir relações com doadores e parceiros institucionais.
- Apoiar o planeamento e execução de programas e campanhas de advocacia. Contribuir para a elaboração de materiais educativos e de sensibilização (brochuras, panfletos, entre outros), em articulação com o MISAU e outros parceiros.
- Produzir pesquisa aplicada, análises de políticas públicas e relatórios técnicos de elevado rigor científico.
- Fortalecer redes e parcerias estratégicas com organizações, universidades e centros de pesquisa em diferentes regiões do mundo.
- Representar a instituição em eventos, conferências e fóruns internacionais, contribuindo para a sua visibilidade e posicionamento global.
Requisitos básicos
- Mestrado em Saúde Pública, Gestão de Saúde, Epidemiologia, Políticas de Saúde ou áreas afins; (Doutoramento constitui uma vantagem);
- Mínimo de 10 anos de experiência relevante em programas de saúde publica, de preferência em contexto de ONG;
- Experiência comprovada em gestão de programas e mobilização de recursos junto a doadores internacionais, incluindo agências bilaterais (ex.: USAID, CDC, UE), organizações multilaterais (ex .: Global Fundo) e fundações filantrópicas;
- Experiência em coordenação com autoridades de saúde e parceiros de cooperação internacional;
- Experiência na liderança de equipas técnicas e elaboração de estratégias de saúde;
- Sólido conhecimento do Sistema Nacional de Saúde de Moçambique e das políticas do MISAU;
- Competência em planeamento, M&A, análise de dados e elaboração de relatórios técnicos;
- Capacidade de representar institucionalmente e interagir com diversos stakeholders;
- Excelentes habilidades de comunicação e redação em Português, Francês e Inglês;
- Capacidade comprovada de liderança, resolução de problemas e trabalho sob pressão;
- Espírito de equipa, integridade e compromisso com os valores da ONG.
COMO CANDIDATAR-SE:
Os candidatos interessados devem enviar o CV para namati-mocambique@namti.org
Data de Expiração: 17/11/2025








